Aumentar a vida útil dos equipamentos, reduzir as paradas para substituição de peças e manutenção, reduzir o consumo de água e as emissões de CO2 na produção dos insumos, assim como o consumo de combustíveis fósseis nas operações são pontos no radar das mineradoras, e há fornecedores que atendem essas exigências disponibilizando materiais e componentes diversos.
Carlos Baptista, responsável pelo Marketing da NLMK, assegura que essas necessidades das mineradoras “estão totalmente alinhados com o nosso processo e com os benefícios gerados com o uso de nossos aços especiais de alta resistência ao desgaste e de alta resistência estrutural, que são aplicados na fabricação de peças para equipamentos que atuam sob severas condições, como conchas de escavadeiras e carregadeiras, caminhões basculantes, caçambas, bicos de pato, grelhas, esteiras, chutes, entre outras, que atuam no processo de extração, manipulação e movimentação de minério e, portanto, sofrem desgaste durante a operação”.
Dois produtos comercializados pela NLMK se destacam por suas características especiais e garantia de performance condizente com o que é anunciado: uma chapa de aço premium antidesgaste, produzida com minério de ferro puro, e uma outra chapa voltada a aplicação em equipamentos submetidos a grandes cargas estruturais, nos segmentos da construção civil, transporte de cargas, industrial, naval e energia.
A atratividade do mercado de mineração brasileiro e a importância crescente dos minerais presentes no solo deste país, no cenário mundial, são motivações para as mais diversas empresas de máquinas,
equipamentos e de componentes.Exemplo é a Suprem, uma distribuidora de produtos e soluções para controle de vibração e atuação pneumática, que entre outras marcas trabalha com soluções da Firestone focadas no mercado industrial.
Raoni Buchio, seu diretor comercial, declara o objetivo de fortalecer a presença da empresa junto às mineradoras: “Temos como objetivo introduzir no mercado de mineração nacional um produto que irá agregar valor aos fabricantes de equipamentos vibratórios, oferecendo maior segurança e durabilidade de seus componentes e consequentemente maior satisfação dos clientes finais, entre outros diferenciais importantes em relação as molas helicoidais convencionais”.
Para a Suprem, segundo Buchio, a parceria com o cliente é fundamental, pois cada detalhe dos arranjos de montagem e de especificação “é discutido por nosso time de engenharia em conjunto com o cliente para entender e atender exatamente a necessidade de cada aplicação e a característica de funcionamento de cada equipamento”.
Outra indústria que direciona atenção especial ao setor de mineração é a Belgo Arames, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert e voltada especificamente a transformar arames de aço em produtos que encontram aplicação em todas as etapas da mineração e atendem diversos setores, tais como construção civil, agronegócios, cercamentos urbano e industrial, automotivo, solda, aplicações especiais e indústria petrolífera.
Emerson Jose Ananias – gerente do segmento Belgo Soluções Geotech, da Belgo Arames – explica que todos os produtos aplicados à atividade minerária são confeccionados “com arame de aço que resiste e suporta o atrito, assegurando os mais elevados níveis de resistência e durabilidade, além de oferecer consultorias especializadas”.
O uso de arames de aço nas etapas de mineração traz uma série de benefícios para que as operações estejam mais alinhadas às práticas ESG, assevera Ananias, pois “é um produto 100% reciclável e as soluções da Belgo Arames dedicadas à mineração permitem total rastreabilidade do processo produtivo e origem dos materiais, para as certificações ambientais necessárias”.
Há ampla variedade de soluções e de aplicações gerais e específicas. Por exemplo, cordoalhas e duas configurações de telas para utilização especialmente em minas subterrâneas; fibras de aço para reforçar o concreto; gabiões confeccionados a partir de painéis eletrosoldados de alta performance ou tecidos com revestimento de PVC; e soluções de proteção de máquinas e equipamentos adequadas à NR-12, tais como proteções laterais de correias transportadoras durante o processo de beneficiamento e transporte mineral.
O portfólio voltado às atividades minerárias se completa com o solo grampeado verde, formado por telas derivadas da tela de gabiões chamados de gabiões rede. O produto pode ser utilizado em conjunto com geomantas ou biomantas de fibra de coco para proteção contra erosão.