MEC, Embrapii e Senai capacitam estudantes

O Ministério da Educação, em outubro, lançou o programa Capacitação 4.0, voltado para aperfeiçoar a formação profissional de estudantes do nível médio à pós graduação. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), beneficiará mais de 10 mil jovens estudantes em apenas cinco anos.

Inspirado na experiência bem-sucedida do programa de Formação de Recursos Humanos da Embrapii, o Capacitação 4.0 propõe um modelo de aprendizado a partir de experiências reais, com foco em pesquisa aplicada à indústria. O objetivo é formar profissionais capazes de desenvolver soluções tecnológicas de PD&I para o setor produtivo e com habilidades socioemocionais para trabalhar em equipe, negociar, superar desafios e crises que possam surgir no decorrer de sua prática profissional.

Ao final, os participantes recebem um certificado com o selo do programa, atestando sua participação e os aprendizados adquiridos. A aprendizagem em soft skills será avaliada a partir de uma metodologia desenvolvida pelo Senai, instituição pioneira no diagnóstico e avaliação de competências socioemocionais em Educação Profissional.