“A ABIMAQ, como representante da indústria brasileira de máquinas e equipamentos, é uma entidade muito importante e necessária, principalmente, na defesa das políticas de desenvolvimento sustentado do setor”. Essa declaração de Alexandre Bernardes – vice-presidente responsável pela Unidade ABIMAQ Minas Gerais e presidente da Câmara Setorial de Máquinas Rodoviárias – resume o papel da ABIMAQ MG, enquanto braço e interface das Entidades com as indústrias da região.
Os trabalhos desenvolvidos envolvem – nas palavras de Bernardes – “constante diálogo com as lideranças do governo para melhorar, sobretudo, a competitividade e os negócios do segmento e, assim, continuar no caminho do desenvolvimento não só da indústria, mas visando à retomada econômica do Brasil como um todo. Por isso, muitas ações realizadas pela ABIMAQ MG são direcionadas às empresas – sejam elas pequenas, médias ou grandes – e fazem parte das iniciativas de apoio aos associados o suporte a financiamentos, a normas regulamentadoras, à indústria digital, a discussões acerca de acesso a novos mercados, à defesa da indústria, dentre outras”.
As ações realizadas pela ABIMAQ MG são direcionadas às empresas e fazem parte das iniciativas de apoio aos associados. Entre as metas está o constante diálogo com as lideranças do governo para melhorar, sobretudo, a competitividade e os negócios do segmento, visando, inclusive, à retomada econômica do Brasil como um todo.
Marcelo Luiz Moreira Veneroso – diretor da Unidade MG e 4º vice-presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ-SINDIMAQ – complementando Bernardes, fala sobre as expectativas do setor representado como um todo e também para o Estado de Minas Gerais,. em particular, frisando que, por suas características básicas – agregar tecnologia, mão de obra qualificada e apresentar alta renda salarial per capita – as indústrias de máquinas e equipamentos são excelentes para o Estado sair da predominância das commodities minerais e agrícolas.
“O setor industrial fabricante de Máquinas e Equipamentos no Brasil aguarda com otimismo a aprovação das Reformas Econômicas necessárias para reestruturação do ambiente de negócios. Aqui em Minas Gerais também estamos otimistas e aguardamos melhorias. Entendemos que o Governo do Estado tem a função de facilitador dos negócios e, nesse sentido, esperamos que seja aumentada a eficiência do Estado de Minas Gerais para garantir a boa performance das empresas existentes e atração de novas”, reforça Veneroso.
Detalhando as atividades desenvolvidas, Regiane Moreira Nascimento – gerente executiva da ABIMAQ Minas Gerais e do Conselho de Metalurgia e Mineração – informa a participação do braço estadual da Entidade em câmaras e comitês que discutem assuntos de interesse dos fabricantes de máquinas e equipamentos, tais como mineração, óleo e gás e negociações trabalhistas, afinal, “a atuação da unidade ABIMAQ de Minas Gerais compreende importante articulação e relacionamento político e institucional com entidades, Governo, bancos e imprensa dentro do Estado, na representação setorial e apoio institucional aos eventos do setor”.
Além disso, o SINDIMAQ de Minas Gerais compõe a comissão negociadora com trabalhadores metalúrgicos, coordenada pela Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais (FIEMG), negociando 19 convenções coletivas em todo Estado e abrangendo diversos municípios.
Nesse campo, no primeiro semestre de 2019, foram realizados na sede da Unidade, em Belo Horizonte, Fórum de Assuntos Trabalhistas – que discutiu pontos relevantes da reforma trabalhista, tais como teletrabalho, home office e trabalho intermitente – e um workshop trabalhista para apresentação do E-social – eventos sobre saúde e segurança do trabalho (SST), impactos da reforma trabalhista nas empresas, posicionamento do Brasil em matéria trabalhista de acordo com o ranking mundial e posicionamento empresarial sobre a MP 873 que trata do financiamento sindical.
A agenda para o segundo semestre, segundo Regiane Nascimento, envolve as negociações coletivas com os trabalhadores metalúrgicos do Estado com data base em outubro e mais duas edições do Fórum de Assuntos Trabalhistas, assim como a coordenação da participação da ABIMAQ com estande na Exposibram e a participação na feira Superminas Food Show. Somam-se a isso, reunião da Câmara Setorial de Cimento e Mineração (CSCM), congregando associados de todo Brasil em Belo Horizonte, e uma reunião do Conselho de Metalurgia e Mineração. Especificamente em setembro, acontece um curso sobre Repetro Sped e Aplicações e outro sobre Infrações e Penalidades Aduaneiras, enquanto, para outubro, estão agendados três cursos a respeito das últimas atualizações da NR12 – Norma Regulamentar de Segurança em Máquinas.
A região e a Unidade
Nesse Estado, com 586 km2 de área, há 21 milhões de habitantes distribuídos por 859 municípios que, juntos, compõem o terceiro maior PIB do Brasil, R$ 598,5 bilhões, em 2018, de acordo com a Fundação João Pinheiro.
As características naturais levam o Estado a se destacar principalmente nos setores de metalurgia, mineração, automotivo, construção civil, agricultura e pecuária, situando-se, atualmente, como o maior produtor nacional de café e de leite, possuindo, também, o maior rebanho de equinos e o segundo maior de bovinos, além da maior área de agricultura irrigada da America Latina – Projeto Jaíba. Minas Gerais também tem expressivo protagonismo no Brasil na produção de minério de ferro (66%), bem como na produção de nióbio, zinco, lítio, fosfato e calcário, entre outros – com destaque, também, para rochas ornamentais, gemas e pedras preciosas.
Localizado estrategicamente, o Estado está equipado com a maior malha rodoviária e a segunda maior malha ferroviária do Brasil. Conta ainda com várias usinas hidroelétricas e possui um quarto das pequenas centrais hidrelétricas do País, além de mais de 800 km de gasodutos administrados pela Companhia de Gás de Minas Gerais.
A atuação da ABIMAQ MG compreende importante articulação e relacionamento político e institucional com entidades, Governo, bancos e imprensa dentro do Estado, na representação setorial.
Em face das grandes reservas minerais, Minas Gerais lidera as Indústrias Mineral e Metalúrgica no Brasil: mais de 300 minas operam em Minas Gerais (40% das grandes minas do Brasil) e há unidades produtivas de alguns dos maiores grupos ligados aos setores metalúrgico e siderúrgico do País, como Gerdau Açominas, Usiminas, Arcelor Mittal, CBMM. Outras grandes empresas instaladas na região também merecem destaque, como a Helibrás, única empresa fabricante de Helicópteros da América do Sul; e as únicas fábricas de locomotivas do Brasil: GE Transportation e Progress Rail Services.
Nesse contexto, a ABIMAQ MG – que está instalada na capital o Estado, Belo Horizonte – abrange 94 associadas instaladas em Minas Gerais, atende todo o universo de associados da ABIMAQ do País, realizando cursos, palestras e workshops técnicos para o setor, dá suporte nas consultorias em diversas áreas, representa todo o portifólio de serviços da ABIMAQ, mantém parcerias com as principais entidades do Estado e oferece benefícios extensivos aos associados. Disponibiliza um escritório completo, com sala de reuniões e toda infraestrutura de suporte necessária para os atendimentos, trabalhos e pequenos eventos funcionando como uma extensão de nossas empresas.