Aumento de sua lucratividade, atingindo EBIT de CHF 227 milhões (franco suíço) e margem EBIT de 7,6%, e evolução de 52,8% no patrimônio líquido fortaleceram a estabilidade financeira da Bühler em 2024, garantindo melhor fluxo de caixa e maior liquidez. Em que pese o ambiente de mercado desafiador e a redução dos peditos, o faturamento permaneceu estável, e a empresa ampliou sua participação no mercado. Os principais contribuintes para o sucesso de 2024 foram os negócios de Milling Solutions, a maior área de negócios da Bühler, Leybold Optics e Customer Service. “Em um ambiente econômico global cada vez mais incerto, adotamos nossa abordagem de ‘fazer as coisas acontecerem’ e continuamos investindo em inovação e treinamento. Nossos colaboradores qualificados e dedicados merecem um grande agradecimento, pois eles foram mais uma vez essenciais para o nosso sucesso em um ano muito exigente”, afirma o CEO da Bühler, Stefan Scheiber.
Em 2024, o faturamento do Grupo Bühler permaneceu estável em CHF 3,0 bilhões (-0,8%), enquanto a entrada de pedidos ficou em CHF 2,8 bilhões (-9,9%). O impacto das taxas de câmbio foi significativo: em moedas locais, o faturamento aumentou 2,5%, para CHF 3,1 bilhões, e a entrada de pedidos ficou em CHF 2,9 bilhões (-7,0%). Graças ao nosso foco na melhoria da produtividade, a lucratividade do Grupo aumentou pelo quarto ano consecutivo, resultando em um EBIT de CHF 227 milhões (7,6% do faturamento; ano anterior: 7,2%). O lucro líquido subiu para CHF 189 milhões, correspondendo a uma margem de 6,3% (ano anterior: 5,9%). Como resultado, a empresa aumentou seu índice de patrimônio líquido pelo sexto ano consecutivo para 52,8%, em comparação com 51,1% em 2023. Com foco especial na gestão de estoque global, o capital de giro líquido foi reduzido em 15,8%, para CHF 554 milhões. Graças a isso e à sua maior lucratividade, o Grupo aumentou seu fluxo de caixa operacional para CHF 379 milhões (ano anterior: CHF 69 milhões). Consequentemente, a liquidez corrente dobrou para CHF 503 milhões. “Nossa forte posição financeira nos torna um parceiro confiável de longo prazo para clientes, parceiros da indústria e detentores de títulos”, diz o CFO Mark Macus.
Pontos de destaque
O faturamento de Grains & Food cresceu 2,0%, para CHF 2.249 milhões, fortemente impulsionado por Milling Solutions, que registrou um ano recorde com faturamento em alta histórica. Ao longo dos últimos dois anos, o negócio de Milling Solutions reforçou sua posição de liderança global, adicionando 30.000 toneladas de capacidade de processamento diário para nossos clientes, fornecendo alimentos básicos para cerca de 60 milhões de pessoas. O faturamento de Advanced Materials diminuiu 8,5%, para CHF 712 milhões, principalmente devido à normalização das atividades de investimento após as recuperações ocorridas no pós-pandemia, combinada com incertezas significativas nos mercados automotivos globais. Ao mesmo tempo, as tecnologias de revestimento e pulverização catódica da Leybold Optics geraram fortes resultados em seus mercados globais.
O negócio de Customer Service, importante diferencial e facilitador para os clientes da Bühler, apresentou um forte crescimento no faturamento de 9,4%, para CHF 1.057 milhões. Isso representa uma participação de 35,4% no faturamento do Grupo (ano anterior: 32,1%). Em 2024, a Bühler aprimorou seu portfólio de Customer Service, ajudando seus clientes a expandir seus negócios e a melhorar a eficiência de seus ativos instalados, reduzindo sua pegada tanto em termos de custos operacionais como de emissões. Projetos de modernização desempenharam um papel importante para os clientes. Um forte crescimento também foi perceptível nos contratos de serviços de longo prazo, que cresceram para mais de 4.000. Esses contratos incluem pacotes de serviços como inspeções no local, manutenção preventiva e serviços de suporte remoto.
A Bühler moldou proativamente mercados e indústrias com investimentos contínuos em inovação. Despesas com pesquisa e desenvolvimento (P&D) permaneceram altas no patamar de CHF 138 milhões ou 4,6% do faturamento. Em 2024, a Bühler lançou 40 novos produtos e serviços no mercado e expandiu ainda mais sua estrutura global de atendimento ao cliente abrindo três novos centros de pesquisa e treinamento: o Grain Innovation Center em Uzwil, Suíça, o Grain Processing Innovation Center em Kano, Nigéria, e o North American Insect Center em Saskatoon, Canadá. Esses centros oferecem aos clientes uma plataforma colaborativa para testar novos produtos e matérias-primas e escalar ideias para processos industriais.
A presença geográfica equilibrada da Bühler contribuiu mais uma vez para a estabilidade e confiabilidade da empresa. Enquanto o faturamento cresceu no Oriente Médio e na África, ele continuou a diminuir na China. No geral, a participação regional da Bühler no faturamento foi equilibrada: Américas 28% (ano anterior: 29%); Europa 27% (28%); Ásia 26% (27%); e Oriente Médio, África e Índia 19% (16%).
Perspectiva positiva para 2025
Com base em sua carteira de pedidos de CHF 1,9 bilhão, a Bühler prevê um desenvolvimento de volume estável em 2025. O foco da empresa será permanecer como um parceiro confiável e inovador para clientes e outras partes interessadas em todo o mundo. Qualidade e gerenciamento de projetos de classe mundial e excelência no atendimento local em todos os principais mercados continuarão sendo diferenciais essenciais. “A Bühler está muito bem preparada para capitalizar as oportunidades que surgirem em 2025. Nosso compromisso com inovação, serviços, educação e treinamento permanecerá forte como sempre e, por meio disso, pretendemos criar valor para nossos clientes. Ao mesmo tempo, continuaremos a investir em locais de trabalho seguros, atraentes e voltados para o futuro para todos os nossos funcionários em todo o mundo. A cultura e os valores da Bühler continuam sendo a base de tudo o que fazemos, e nosso propósito, como sempre, é criar inovações para um mundo melhor,” afirma o CEO Stefan Scheiber.
Para mais informações e o relatório completo, visite o site da Bühler com os resultados anuais de 2024.