ESG: metas contribuem para neutralidade de carbono em operações

ESG (sigla em inglês para environmental, social and governance, traduzido para o português como ASG, correspondendo a ambiental, social e governança) é um dos princípios que vem norteando as ações da Komatsu – fabricante de máquinas para construção, mineração de superfície e subterrânea, segmento florestal e utility. Traduz-se também em compromisso de médio e de longo prazos: reduzir pela metade a emissão de CO2 nas operações de seus produtos, já em 2030, incrementando em 50% o uso de energias renováveis; e atingir a neutralidade em emissões de carbono no ano de 2050, implantando tecnologias em fornecedores de materiais e outros parceiros para ajudá-los também a alcançar a neutralidade de carbono em suas operações.

Com cerca de 90% do total de CO2 sendo emitido pelos produtos em uso, o primeiro passo é aumentar o trabalho do equipamento e a eficiência de combustível, com transição do diesel e de motores de combustão para fontes de energia mais limpas, incluindo motores híbridos e elétricos e a combustível. 

A segunda vertente é a melhoria das operações e dos processos do local de trabalho dos clientes, para reduzir a quantidade de equipamento necessário juntamente com as horas reais de operação.

E mais: a empresa está expandindo sua solução Smart Construction para o setor florestal. Assim, cria um negócio de máquinas que apoia um ciclo de manejo florestal sustentável de plantio, cultivo e colheita, além de fortalecer a operação de componentes Reman (componentes remanufaturados), utilizados pela Komatsu.

Ao implementar suas políticas de iniciativas de neutralidade de carbono nas bases de produção, a Komatsu prioriza iniciativas de conservação de energia para reduzir o consumo de energia por meio da produção com inovação tecnológica, além de iniciativas de geração de energia para produção interna de energia renovável e, ainda, compras de energia renovável.

Ao fortalecer esses esforços de negócios, a empresa espera mais do que contribuir com a sociedade para a redução de emissão de CO2, mas entregar sempre qualidade Dantotsu (palavra que significa incomparável, na tradução do japonês para o português), e ter um ciclo positivo de melhoria dos lucros e resolução de questões ESG por meio da criação de valor para o cliente.

Creating value together é a promessa da marca que a Komatsu fez para o 100º aniversário da empresa, comemorado em 2021. Olhando para os próximos 100 anos, a Komatsu continuará comprometida com a qualidade e confiabilidade, e continua avançando à medida que cria valor por meio da fabricação e inovação tecnológica para capacitar um futuro sustentável onde pessoas, empresas e o planeta possam prosperar juntos.

Operação centenária – Aos 102 anos, a presença no Brasil data da década de 1960, com a comercialização de tratores vindos de sua fábrica no Japão. Em 1973, fundou uma joint venture no País para a produção local de escavadeiras e, dois anos depois, inaugura sua primeira fábrica fora do Japão.  Hoje, são três unidades fabris – Arujá e Suzano (SP), e Pinhais (PR) –, que empregam 4,7 mil profissionais e exportam para países da Europa, América Latina e África, além de Estados Unidos e Austrália.