Metas arrojadas em ESG incluem parceiros e fornecedores

Creating value together é a promessa da Komatsu feita por ocasião de seu 100º aniversário, em 2021. Ao olhar para os próximos 100 anos, a empresa reafirma seu compromisso com qualidade e confiabilidade, e via fabricação e inovação tecnológica cria valor para capacitar um futuro sustentável no qual pessoas, empresas e planeta possam prosperar juntos. Esse é o caminho para alcançar o Dantotsu (palavra que significa incomparável, na tradução do japonês para o português), um ciclo positivo de melhoria dos lucros e resolução de questões ESG por meio da criação de valor para o cliente.

Nesse contexto, emprenha-se com suas metas de ESG (sigla em inglês para environmental, social and governance, traduzido para o português como ASG, correspondendo a ambiental, social e governança) ao assumir compromisso de médio e de longo prazos. A primeira meta é reduzir pela metade a emissão de CO2 nas operações de seus produtos, já em 2030, incrementando em 50% o uso de energias renováveis. A segunda etapa envolve atingir a neutralidade em emissões de carbono no ano de 2050, implantando tecnologias em fornecedores de materiais e outros parceiros para ajudá-los também a alcançar a neutralidade de carbono em suas operações.

Com cerca de 90% do total de CO2 sendo emitido pelos produtos em uso, o primeiro passo é aumentar o trabalho do equipamento e a eficiência de combustível, com transição do diesel e de motores de combustão para fontes de energia mais limpas, incluindo motores híbridos e elétricos e a combustível. Prevê, também, a melhoria das operações e dos processos do local de trabalho dos clientes, reduzindo a quantidade de equipamento necessário e as horas reais de operação.