Mineração brasileira: um ativo inquestionável que coloca o Brasil em posição de destaque global

A descoberta em 1967, Carajás inseriu o Brasil em posição de destaque no cenário global e deu à Vale oportunidade de se tornar uma empresa multifacetada, com atuação muito além de uma mineradora, detentora da maior reserva de minério de ferro de alto teor conhecida do mundo, além de contar com expressivas reservas de manganês, cobre, ouro e minérios críticos e estratégicos.

Há 40 anos, resultado do Complexo Minerário de Carajás, a Vale opera uma das maiores e mais eficientes ferrovias do mundo, a Estrada de Ferro Carajás. Em paralelo, possui portos e terminais para escoamento de sua produção mineral e uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, Tucuruí, entre outras iniciativas em energia e logística, atuando em preservação e recuperação de áreas florestais e unidades de conservação, e em empreendimentos sociais nas regiões em que opera.

Nesta edição dedicada à mineração brasileira, Máquinas & Equipamentos enfoca os 40 anos da Estrada de Ferro Carajás e o lançamento do Projeto Novo Carajás, com previsão de investimentos de R$ 70 bilhões em cinco anos (2025-2030).

O caderno de mineração da M&E 40 também apresenta as possibilidades do País e seu elevado potencial em terras raras, minerais críticos e estratégicos, que, dependendo da concretização dos investimentos imprescindíveis para dominar a cadeia produtiva de elementos, pode colocar o Brasil em posição de destaque no cenário internacional como sinônimo de soberania tecnológica e um dos principais atores também em minerais essenciais para a transição energética e o desenvolvimento de tecnologias de ponta.

Outra parte dessa matéria trata da importância da máquinas e dos equipamentos na qualidade, na produtividade e na segurança da produção e do beneficiamento da produção minerária nacional, apresentando exemplos de produtos, soluções e componentes produzidos e comercializados por empresas brasileiras e por indústrias globais instaladas no País.

E mais: preparada para circular na Exposibram 2025, que acontece em Salvador (BA), a edição também apresenta diagnóstico da mineração na Bahia.