Monitoramento de máquinas industriais com algoritmos aumenta produtividade

A SKF possui uma área de serviços com centenas de profissionais que conta com o REP Center (Rotating Equipment Performance Center), responsável pelo monitoramento das condições de equipamentos rotativos e pelo fornecimento de diagnóstico das máquinas industriais em operação, acompanhando o desempenho operacional de 550 mil máquinas em diversas regiões do País.

O acompanhamento e a manutenção preditiva de máquinas são essenciais para manter o bom desempenho e a máxima longevidade dos equipamentos, contribuindo para menor risco de paradas emergenciais, aumentando a durabilidade de rolamentos e reduzindo os custos operacionais.

Realizado de forma virtual, o monitoramento contribui para a previsibilidade da condição do equipamento rotativo, fazendo um diagnóstico remoto sobre o estado de degradação e uma eventual necessidade de manutenção ou troca de rolamentos.

O REP Center faz diagnósticos de mais de 5,5 milhões de rolamentos ao redor do mundo, dos quais 1,7 milhão estão localizados no Brasil, em plantas industriais de diversos setores, entre os quais, Papel & Celulose, Siderurgia, Mineração, Cimentos, Alimentos & Bebidas.

Entre os parâmetros analisados e monitorados por sensores estão a vibração, a temperatura de uma máquina, o lubrificante, assim como pressão e vazão. Especificamente no caso da vibração, a ferramenta de diagnóstico chamada de Processo de Detecção Automático (ADP), usa algoritmos que fazem a tratativa destes dados. O sistema cria regras que permitem reduzir em 70% a quantidade de pontos que precisam ser analisados.