“Desde o início da pandemia do novo coronavírus, nós decidimos que não poderíamos ficar parados, inertes, em meio a toda essa situação. Então, participamos de forma efetiva em trabalhos para salvar vidas, usando do nosso conhecimento técnico e da nossa capacidade de organização, além da intenção de diversos colaboradores, todos voluntários, que queriam participar das ações. Juntamos tudo isso e começamos a trabalhar nas iniciativas para ajudar no combate à Covid-19 e ajudar a salvar vidas”, comenta Gustavo Bonini, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Scania Latin America.
A Scania está à frente de diversas iniciativas, mas também aderiu à ideia de seus funcionários de produção de máscaras para a rede pública de saúde do ABC (região onde a montadora está sediada). A iniciativa partiu de um grupo de colaboradores voluntários que decidiu confeccionar face shields em impressoras 3D, em suas casas e com recursos próprios captados em vaquinha virtual, para profissionais de saúde. O tema ganhou visibilidade e escala e, com o apoio da montadora e de outros voluntários, o grupo, hoje, soma 30 pessoas e 16 impressoras 3D na confecção do suporte para as máscaras que, para formar o EPI, é unido à viseira de acetado e à tira de elástico. Até maio, produziu 2,5 mil máscaras.
Como explica Bonini, a empresa “cedeu os insumos para a produção das máscaras, um motorista com carro para a logística, além de disponibilizar as suas impressoras 3D da fábrica. Com o aumento no volume, o grupo utiliza um espaço do Scania Clube, em São Bernardo do Campo (SP), para fazer a montagem. A iniciativa foi acompanhada pela equipe de gestão médica da montadora, que atesta a funcionalidade e apoia a equipe durante a operação, orientando sobre a prevenção ao novo vírus na atividade”.
Iniciativa semelhante é do Groupe PSA – marcas Peugeot e Citröen – que endossou a ideia de um funcionário, Charles Costa – gerente-geral de Produção da fábrica de Porto Rea (RJ), e partiu para uma ação solidária, que, até final de abril rendeu a doação de 300 protetores faciais às autoridades públicas de saúde do município de Resende (RJ) e novos lotes são preparados para doação para outras autoridades. São protetores em PetG, direcionados à proteção das equipes médicas que têm contato com os pacientes.
Como recorda Costa, como endosso do Groupe PSA, buscou na internet um arquivo open source (código aberto) que pudesse ser fabricado e, como não havia todos os equipamentos necessários para a produção completa dos protetores faciais, a equipe de Relações Externas da indústria automobilística acionou rapidamente os parceiros da região Sul Fluminense e encontrou junto à Firjan Senai Resende os recursos complementares para seguir com o projeto.
“Em uma segunda etapa, essa ação solidária ganhou novos parceiros, que possibilitaram aumentar o volume de produção desses protetores faciais, como FabLab da Firjan Senai Friburgo, Stam, Faurecia, UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense) e Gefco”, comemora Costa.
A Volkswagen, por sua vez, desenvolve ações em prol do combate à Covid-19 nas comunidades onde estão localizadas as fábricas e junto a empregados e clientes, afinal, como frisa Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina, “temos o compromisso de proteger o emprego e evitar demissões, além de garantir a sustentabilidade do nosso negócio”.
A lista da montadora de origem alemã é extensa e envolve, por exemplo, empréstimo de 100 automóveis para a utilização de prefeituras onde possui fábricas; reparo de veículos da Secretaria da Saúde dos Estados de São Paulo e Paraná com mão de obra dos serviços gratuita e peças a preço de custo; doação de 2 mil máscaras de proteção facial para as administrações das quatro cidades onde possui fábrica; e compra de 67 mil máscaras do projeto Costurando o Futuro, iniciativa da Fundação Grupo VW.
A instalação de hospital de campanha equipado em Goiana (PE), cessão de área de 2 mil metros quadrados do Fiat Clube à Prefeitura de Betim (MG), doação de equipamentos para hospital de campanha do Expominas, empréstimo de 125 veículos para o combate à Covid-19 por organismos públicos e governamentais; participação em fundo de doações para o Hospital Mater Dei Betim-Contagem (MG); e doação, em parceria com Faurecia, Revestcoat e Prima Sole, de autoclave com capacidade de 54 litros para esterilização de materiais do Samu de Pernambuco foram algumas das iniciativas da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), que vem desenvolvendo diversas outras ações solidárias.