Motores turbo para veículos: equipamentos menores e mais leves em alta

Seguindo a tendência de mercado em desenvolver motores turbo menores e mais leves, que entregam a combinação de alto torque em baixa rotação e menor consumo de combustível, o Grupo Stellantis, especialmente para alguns dos veículos das marcas Fiat e Jeep, está utilizando eixos de comando de válvulas montados para os novos motores Turbo 200 Flex (1.0 Turbo) e T270 (1.3 Turbo fornecidos pela unidade Dynamic Components da thyssenkrupp. Outro benefício dos novos motores turbo flex é que são visualmente mais compactos, proporcionando um design mais moderno à mecânica dos automóveis.

A produção dos eixos de comando é feita na planta da thyssenkrupp em Poços de Caldas (MG), inaugurada em 2015 e a primeira do Grupo no Brasil a aplicar o conceito de Indústria 4.0, tornando-se referência em inovação e digitalização na indústria automotiva. A unidade integra tecnologias digitais no processo de manufatura, bem como em toda a cadeia de produção.

Entre os modelos que já contam com o motor T270, de 185 cv de potência máxima, estão o Jeep Compass e o Fiat Toro, além do inédito SUV recém-lançado, o Fiat Pulse, equipado com o propulsor Turbo 200 Flex, de 130 cv de potência máxima.