A Orange, Sierra Wireless, Lacroix e STMicroelectronics anunciaram a criação da IoT Continuum – uma parceria que tem o objetivo de simplificar e acelerar a implantação em massa de IoT na Europa e em outras localidades. Ao reunir, pela primeira vez, a experiência de toda a indústria de IoT (conectividade, hardware, software, design e fabricação) sob o mesmo guarda-chuva, os parceiros da IoT Continuum passam a apoiar negócios internacionais para acelerar a implantação e industrialização de IoT massiva em LTE (incluindo Cat M e Cat 1) e 5G.
Os parceiros da IoT Continuum afirmam: “Juntamos forças e criamos a IoT Continuum para agilizar o gerenciamento de projetos de IoT celular na Europa e outros lugares. Ao combinar nossa experiência e conhecimento da indústria de IoT, criamos uma oferta conjunta e única para atender à demanda do mercado e levar os clientes a implementações bem-sucedidas de IoT na escala de redes celulares, promovendo a transformação digital dos negócios internacionais, independentemente de sua verticalidade”.
Cada uma em sua especialidade, trabalhará para unificar IoT em um único meio. A Orange Business Services é uma das principais operadoras de telecomunicações do mundo é uma empresa de serviços digitais, originalmente operadora de redes, e a divisão corporativa global do Grupo Orange, está preparada para oferecer suporte a negócios globais, com soluções como redes definidas por software, serviços multicloud, gestão de dados e IA, serviços de mobilidade inteligente e segurança cibernética, agregando segurança às empresas em todos os estágios do ciclo de vida dos dados, de ponta a ponta, desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento à análise e compartilhamento. Sierra Wireless, por sua vez, é um provedor líder de soluções de IoT que combina dispositivos, serviços de rede e software para liberar valor na economia conectada, trabalhando em todo o mundo para desenvolver a solução específica do setor certa para sua próxima implantação de IoT que criará melhores experiências para o cliente, aprimorará seus modelos de negócios ou criará novos fluxos de receita. Já a Lacroix apoia seus clientes na construção e gestão de ecossistemas vivos inteligentes, graças a equipamentos e tecnologias conectadas, projetando e fabricando equipamentos eletrônicos para seus clientes, em particular nos setores automotivo, aeronáutica, industrial, de saúde, para gestão de infraestruturas críticas e gestão e operação de sistemas de água e energia.
O processo estruturado em quatro etapas (“iniciar, testar, implantar e escalar”) foi colocado em prática pelos parceiros para apoiar os projetos de IoT das empresas em redes celulares, desde a idealização até a industrialização, sem ter que lidar com diversos players deste mercado. A IoT Continuum é uma combinação de participantes líderes da indústria para melhorar o gerenciamento de riscos de projetos para as empresas. Os clientes poderão aderir ao processo em qualquer fase, de acordo com as suas necessidades.
Como parte desses processos, os parceiros irão:
- Fornecer um conjunto de componentes e soluções validados na rede Orange para qualquer empresa e suas verticalidades de escolha, assim como as ferramentas industriais necessárias para implantar serviços de IoT em larga escala em redes celulares;
- Reduzir a complexidade, o tempo de desenvolvimento e o custo para que as empresas realizem casos de uso de IoT, fornecendo blocos pré-integrados, o que inclui hardware e software (STMicroelectronics, Sierra Wireless), conectividade e serviços de IoT (Orange), design e fabricação (Lacroix);
- Fornecer orientação e experiência para facilitar o processo geral e ajudar os clientes a maximizar seus benefícios para escalar implementações de IoT economicamente.
Confira, abaixo, entrevista de Max Carvalho, diretor de soluções e parcerias para América Latina da Orange Business Services, especialmente para o portal MáquinasEquipamentos.
1 – Quando a parceria começa a ser implementada?
O IoT Continuum foi lançado em julho de 2021 na Europa, visando a acelerar a ampla adoção e implantação de IoT e de novas oportunidades de crescimento com economias significativas de CAPEX.
2 – Por países, qual o cronograma de implementação?
A parceria foi implementada, em um primeiro momento, na Europa. Ainda estamos estudando a viabilidade de implementação nas outras regiões, como nos países da América Latina.
3- Quais os principais segmentos do mercado industrial a serem beneficiados?
O foco da parceria é em empresas que estão desenvolvendo trabalho em mercados verticais, como edifícios inteligentes, automotivo, saúde, cidades inteligentes e manufatura inteligente. Agora, estamos apoiando negócios internacionais para acelerar a implantação e industrialização de IoT massiva em LTE (incluindo Cat M e Cat 1) e 5G.
4 – Quais as soluções oferecidas?
Pela primeira vez, estamos reunindo a indústria de IoT (conectividade, hardware, software, design e fabricação) com o objetivo de acelerar a implantação e industrialização de IoT massiva em LTE (incluindo Cat M e Cat 1) e 5G. Basicamente, a solução consiste em unificar o uso de IoT em um único meio, sem que as empresas tenham que se relacionar com diversos players do mercado, melhorando o gerenciamento de riscos dos projetos organizacionais e reduzindo o tempo de desenvolvimento e o custo do processo.
5 – Quando a indústria instalada no Brasil começa a ser atendida? Por quais setores e com quais soluções?
No Brasil, a previsão para instalação ainda não foi definida. De todo modo, os esforços serão direcionados para todo mercado industrial.