Público altamente qualificado teve oportunidade de conhecer novas tecnologias que deverão ocupar lugar de destaque nas plantas industriais nos próximos anos
Por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), com organização e promoção da Informa Exhibitions, ocorreu no São Paulo Expo, entre os dias 9 e 13 de maio, o maior e mais esperado evento do setor metalmecânico do País – a EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial. Em sua primeira edição, a feira reuniu mais de 400 expositores (representando 630 marcas nacionais e internacionais), transformando-se em autêntica vitrine do estado da arte em termos de máquinas-ferramentas e automação industrial.
Diferentemente de outros eventos dessa natureza, a EXPOMAFE contou com público visitante qualificado distribuído por áreas como engenharia, setor industrial, manutenção, produção, qualidade e manufatura, além de instrutores e alunos de instituições de ensino técnico. O evento englobou praticamente todo o universo da indústria – de máquinas-ferramenta a automação industrial, passando por corte e solda, robótica, manufatura aditiva, sistemas integrados e multitarefa, metrologia e controle de qualidade, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, impressão 3G e Internet das Coisas (IoT).
A solenidade de abertura a EXPOMAFE 2017 contou com as presenças do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; do deputado federal por São Paulo, Vanderlei Macris; do presidente do Conselho Superior da FAPESP, Prof. Emérito da USP, José Goldemberg; do diretor de Desenvolvimento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Miguel Cedraz Nery; do superintendente da Área de Indústrias de Base do BNDES, Maurício dos Santos Neves; do presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, João Carlos Marchesan; do presidente da Comissão Organizadora da EXPOMAFE, Maurício Lopes; do diretor da Indústrias Romi e presidente da CSMF/ABIMAQ, Fábio Taiar; e do presidente da Informa Exhibitions no Brasil, Marco Basso.
No discurso de boas-vindas aos participantes, João Carlos Marchesan lembrou que o setor de máquinas-ferramenta, apesar das dificuldades que enfrenta nos últimos anos, “vem demonstrando que tem condições de superar a recessão atual e caminhar rumo a um cenário mais positivo, com geração de emprego e renda”. Como confirmação dessa reversão de expectativas “basta olhar a grandiosidade da EXPOMAFE”, comentou o presidente do Conselho Administrativo da ABIMAQ. Não bastasse isso, “vale lembrar que a feira recebeu o apoio de 77 associações nacionais e internacionais, além de sindicatos representativos e instituições de ensino ligadas à indústria de máquinas-ferramenta e automação industrial”, completou Marchesan.
Para José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ, “a feira acontece num momento importante de renovação do parque fabril”. A crise, comentou ele, “ficou para trás e depois de quase três anos sem investimentos, os empresários sabem que precisam atualizar suas linhas para entrar na retomada com ganhos de produtividade e competitividade”. Já Maurício Lopes, coordenador da Comissão Organizadora da EXPOMAFE e gerente de Comercialização de Máquinas-Ferramenta da Indústrias ROMI, comentou: “Estamos muito satisfeitos com a organização e com a alta qualificação dos visitantes. Os estandes foram visitados por tomadores de decisão e técnicos em busca de soluções para suas fábricas. Com certeza, as empresas que expuseram na feira têm de 45 a 60 dias de trabalho árduo pela frente”.
Tanto em seu discurso na abertura do evento, quanto percorrendo os estandes da feira, o governador Geraldo Alckmin ressaltava a importância do setor de máquinas para a retomada do crescimento da economia brasileira. “Sinto aqui um otimismo generalizado e vem de um segmento econômico estratégico para o Brasil, considerando que a indústria de máquinas-ferramenta é a ‘fábrica das fábricas’, pois, produz máquinas para outras indústrias”. Alckmin também fez questão de destacar a importância da ‘Indústria 4.0’ para o setor e, principalmente, para o Estado de São Paulo. “Não deixa dúvida que trata-se de avanço importante em termos tecnológicos e de pesquisa, representando o que há de mais revolucionário nesse novo cenário definido como ‘a quarta onda’ da revolução industrial”, disse ele.
Conteúdo avançado
Além de oferecer amplo e confortável ambiente gerador de negócios, parcerias e relacionamentos, a feira apresentou programação complementar com mais de 60 horas de conteúdo avançado sobre temas relevantes, visando colocar os participantes em contato com inovações tecnológicas e profissionais altamente qualificados. Os destaques das reuniões com conteúdo técnico e profissional ficaram por conta do Seminário Óleo e Gás; do VII Simpósio Internacional de Excelência em Produção – Soluções Smart para a Indústria; do Painel Tecnológico Corte e Solda; da Palestra – Pensamentos que apontam para o futuro, ministrada por Ricardo Guimarães; do Seminário Internacional Protocolo de Comunicação para Indústria 4.0; além da Arena Técnica, que ofereceu aos participantes da feira um conjunto variado de 42 palestras; e do tradicional Estande Temático, coordenado pela Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF/ABIMAQ), cuja atenção e didatismo neste ano foram direcionados ao tema Agronegócio.
Nesta edição da EXPOMAFE, o Estande Temático foi direcionado ao Agronegócio e, nesse sentido, contou com a presença da fabricante Jacto, cuja contribuição ao tema e ao estande foi composta por robusta lista de produtos e equipamentos fabricados por grande variedade de máquinas-ferramenta.
Manufatura Avançada
Todavia, a grande atração da feira foi, sem dúvida, o concorrido estande Demonstrador de Manufatura Avançada, arrojado projeto destinado a transferir conhecimentos e conceitos sobre essa inexorável inovação tecnológica, denominada “Quarta Revolução Industrial”, que vem envolvendo rapidamente os sites das fábricas ao redor do planeta. Ponto de encontro de praticamente todos os visitantes à feira, incluindo todas as personalidades que transitaram pela EXPOMAFE 2017, o Demonstrador de Manufatura Avançada compreende projeto desenvolvido pela ABIMAQ, a cargo do diretor de Executivo de Tecnologia da ABIMAQ, João Alfredo S. Delgado, em parceria com o SENAI/SP.
O projeto desenvolvido para o Demonstrador de Manufatura Avançada desta feira correspondeu a “uma evolução do que foi apresentado no ano passado – e pela primeira vez no Brasil – durante a FEIMEC, ganhando atualizações em conceitos distribuídos desde o layout de uma linha industrial até programas de controle”, resumiu o diretor Executivo de Tecnologia da ABIMAQ, João Alfredo S. Delgado. Na sua avaliação, “o Demonstrador serviu para desmistificar o tema”. Disse ele: “Provamos que o ingresso na indústria do futuro não é algo distante, inatingível. A tecnologia está disponível e, melhor de tudo, é oferecida por empresas brasileiras de equipamentos e softwares. As startups também se provaram fundamentais para atender de forma acessível todas as indústrias”.
A ideia que sustenta a apresentação do estande, segundo o representante da ABIMAQ, relaciona-se, diretamente, à chamada ‘Indústria 4.0’, também conhecida como ‘Manufatura Avançada’, ‘Indústria do Futuro’, ‘Fábrica Inteligente’, ou ‘Quarta Revolução Industrial’, que dominará, em breve, todas as unidades industriais. O estande foi estruturado com base no conceito Manufacturing Execution System (MÊS), que define uma fábrica inserida na Indústria 4.0 – composta por módulos autônomos de produção, comunicação máquina-máquina, sistema de autogestão da produção, gêmeo digital, além de outras características. No caso específico do estande da ABIMAQ/SENAI na EXPOMAFE 2017, a estrutura obedeceu a seguinte composição por módulos: entrada de ordem; usinagem; solda; gravação a laser e multipinos; e montagem e saída. Para exemplificar essa orquestração, o ‘projeto’ produziu e distribuiu 600 unidades de porta-celulares personalizados.
O visitante interessado em conseguir um desses acessórios deveria acessar o processo via QR-Code e solicitar a produção da peça. O sistema fazia a leitura do código enviado pelo smartphone do interessado, que ainda podia escolher entre três opções de cores (azul, vermelho, ou verde) e digitar uma mensagem a ser gravada no porta-celular. Além de acompanhar toda a fabricação da sua peça, o visitante retirava o acessório no final da linha.
Da iniciativa participam diversas empresas realizadoras e patrocinadoras como Berckhoff, Prensas Schuler, SKA, Comau, Totvs, Balluff, Dassault Systemes, Hexagon, Kuka Roboter, Metal Work, Phoenix Contact e Sick, seis startups (Automatsmart, Birmind, Databot, Forsee, Virtualcae e Virturian), mais o Instituto Mauá de Tecnologia, o Centro Universitário FEI, oito empresas fornecedoras de tecnologias complementares para a operação da linha (Automatisa, Check Point Software Technologies, FW Tecnologia, Furukawa, Mult-E e Wutzl). O Demonstrador de Manufatura Avançada contou, ainda, com o apoio institucional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (FAPESP/CDMF); Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); e Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações. Como apoiadores especiais a EXPOMAFE contou com a Indústrias Romi e a Informa Exhibitions.
Rodada internacional e Feimec
Durante os dias 10 e 11 de maio, a EXPOMAFE promoveu a 1ª Rodada Internacional de Negócios entre empresas expositoras da feira e importadores convidados pelo Programa Brazil Machinery Solutions. A iniciativa resultou em 140 reuniões entre 26 expositores e oito compradores de seis países (Chile, Estados Unidos, Egito, Nigéria, Peru e Quênia). As reuniões aconteceram em um espaço exclusivo para a ação e tiveram como objetivo potencializar o contato e as negociações entre fabricantes brasileiros e compradores estrangeiros do setor. A ação de promoção comercial, denominada Projeto Comprador, foi organizada pelo Programa BMS, fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e a ABIMAQ. A expectativa do Programa BMS é que esta Rodada Internacional de Negócios registre cerca de US$ 10 milhões em negócios fechados e futuros para os próximos doze meses.
Lançamento FEIMEC
No terceiro dia de realização da EXPOMAFE 2017 foi lançada, oficialmente, a segunda edição da Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (FEIMEC), que deverá ocorrer entre os dias 24 e 28 de abril do próximo ano. A feira reunirá 500 expositores representando 700 grandes marcas de máquinas e equipamentos, automação, controle e medição, ferramentas e dispositivos, solda e tratamento de superfícies, máquinas-ferramenta, válvulas, bombas e compressores e outros segmentos ligados à cadeia de bens de capital mecânicos, além de prestadores de serviço e agências de fomento. A FEIMEC ocupará 50 mil metros quadrados – 16% a mais que a primeira edição – do São Paulo Expo, e são esperados 50 mil visitantes compradores e profissionais (50% a mais que em 2016).
A exemplo da edição anterior, a FEIMEC 2018 manterá o foco no desenvolvimento técnico e profissional do setor por meio de seminários, palestras e workshops sobre temas que têm impacto direto no presente e futuro da indústria de bens de capital. Durante o lançamento da FEIMEC 2018, o economista Ricardo Amorin ministrou palestra para os expositores da EXPOMAFE, na qual reforçou que a economia encontra-se atualmente no ponto de inflexão depois da pior crise dos últimos 115 anos. Com base em análise de crises anteriores, Amorin acredita que a recuperação da economia em 2017/2018 será mais robusta do que indicam as previsões.