Negócios sinalizam retomada das atividades do setor

Público altamente qualificado teve oportunidade de conhecer novas tecnologias que deverão ocupar lugar de destaque nas plantas industriais nos próximos anos

Por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), com organização e promoção da Informa Exhibitions, ocorreu no São Paulo Expo, entre os dias 9 e 13 de maio, o maior e mais esperado evento do setor metalmecânico do País – a EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial. Em sua primeira edição, a feira reuniu mais de 400 expositores (representando 630 marcas nacionais e internacionais), transformando-se em autêntica vitrine do estado da arte em termos de máquinas-ferramentas e automação industrial.

Diferentemente de outros eventos dessa natureza, a EXPOMAFE contou com público visitante qualificado distribuído por áreas como engenharia, setor industrial, manutenção, produção, qualidade e manufatura, além de instrutores e alunos de instituições de ensino técnico. O evento englobou praticamente todo o universo da indústria – de máquinas-ferramenta a automação industrial, passando por corte e solda, robótica, manufatura aditiva, sistemas integrados e multitarefa, metrologia e controle de qualidade, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, impressão 3G e Internet das Coisas (IoT).

A solenidade de abertura a EXPOMAFE 2017 contou com as presenças do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; do deputado federal por São Paulo, Vanderlei Macris; do presidente do Conselho Superior da FAPESP, Prof. Emérito da USP, José Goldemberg; do diretor de Desenvolvimento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Miguel Cedraz Nery; do superintendente da Área de Indústrias de Base do BNDES, Maurício dos Santos Neves; do presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, João Carlos Marchesan; do presidente da Comissão Organizadora da EXPOMAFE, Maurício Lopes; do diretor da Indústrias Romi e presidente da CSMF/ABIMAQ, Fábio Taiar; e do presidente da Informa Exhibitions no Brasil, Marco Basso.

No discurso de boas-vindas aos participantes, João Carlos Marchesan lembrou que o setor de máquinas-ferramenta, apesar das dificuldades que enfrenta nos últimos anos, “vem demonstrando que tem condições de superar a recessão atual e caminhar rumo a um cenário mais positivo, com geração de emprego e renda”. Como confirmação dessa reversão de expectativas “basta olhar a grandiosidade da EXPOMAFE”, comentou o presidente do Conselho Administrativo da ABIMAQ. Não bastasse isso, “vale lembrar que a feira recebeu o apoio de 77 associações nacionais e internacionais, além de sindicatos representativos e instituições de ensino ligadas à indústria de máquinas-ferramenta e automação industrial”, completou Marchesan.

Para José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ, “a feira acontece num momento importante de renovação do parque fabril”. A crise, comentou ele, “ficou para trás e depois de quase três anos sem investimentos, os empresários sabem que precisam atualizar suas linhas para entrar na retomada com ganhos de produtividade e competitividade”. Já Maurício Lopes, coordenador da Comissão Organizadora da EXPOMAFE e gerente de Comercialização de Máquinas-Ferramenta da Indústrias ROMI, comentou: “Estamos muito satisfeitos com a organização e com a alta qualificação dos visitantes. Os estandes foram visitados por tomadores de decisão e técnicos em busca de soluções para suas fábricas. Com certeza, as empresas que expuseram na feira têm de 45 a 60 dias de trabalho árduo pela frente”.

Tanto em seu discurso na abertura do evento, quanto percorrendo os estandes da feira, o governador Geraldo Alckmin ressaltava a importância do setor de máquinas para a retomada do crescimento da economia brasileira. “Sinto aqui um otimismo generalizado e vem de um segmento econômico estratégico para o Brasil, considerando que a indústria de máquinas-ferramenta é a ‘fábrica das fábricas’, pois, produz máquinas para outras indústrias”. Alckmin também fez questão de destacar a importância da ‘Indústria 4.0’ para o setor e, principalmente, para o Estado de São Paulo. “Não deixa dúvida que trata-se de avanço importante em termos tecnológicos e de pesquisa, representando o que há de mais revolucionário nesse novo cenário definido como ‘a quarta onda’ da revolução industrial”, disse ele.

Conteúdo avançado

Além de oferecer amplo e confortável ambiente gerador de negócios, parcerias e relacionamentos, a feira apresentou programação complementar com mais de 60 horas de conteúdo avançado sobre temas relevantes, visando colocar os participantes em contato com inovações tecnológicas e profissionais altamente qualificados. Os destaques das reuniões com conteúdo técnico e profissional ficaram por conta do Seminário Óleo e Gás; do VII Simpósio Internacional de Excelência em Produção – Soluções Smart para a Indústria; do Painel Tecnológico Corte e Solda; da Palestra – Pensamentos que apontam para o futuro, ministrada por Ricardo Guimarães; do Seminário Internacional Protocolo de Comunicação para Indústria 4.0; além da Arena Técnica, que ofereceu aos participantes da feira um conjunto variado de 42 palestras; e do tradicional Estande Temático, coordenado pela Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF/ABIMAQ), cuja atenção e didatismo neste ano foram direcionados ao tema Agronegócio.

Nesta edição da EXPOMAFE, o Estande Temático foi direcionado ao Agronegócio e, nesse sentido, contou com a presença da fabricante Jacto, cuja contribuição ao tema e ao estande foi composta por robusta lista de produtos e equipamentos fabricados por grande variedade de máquinas-ferramenta.

Manufatura Avançada

Todavia, a grande atração da feira foi, sem dúvida, o concorrido estande Demonstrador de Manufatura Avançada, arrojado projeto destinado a transferir conhecimentos e conceitos sobre essa inexorável inovação tecnológica, denominada “Quarta Revolução Industrial”, que vem envolvendo rapidamente os sites das fábricas ao redor do planeta. Ponto de encontro de praticamente todos os visitantes à feira, incluindo todas as personalidades que transitaram pela EXPOMAFE 2017, o Demonstrador de Manufatura Avançada compreende projeto desenvolvido pela ABIMAQ, a cargo do diretor de Executivo de Tecnologia da ABIMAQ, João Alfredo S. Delgado, em parceria com o SENAI/SP.

O projeto desenvolvido para o Demonstrador de Manufatura Avançada desta feira correspondeu a “uma evolução do que foi apresentado no ano passado – e pela primeira vez no Brasil – durante a FEIMEC, ganhando atualizações em conceitos distribuídos desde o layout de uma linha industrial até programas de controle”, resumiu o diretor Executivo de Tecnologia da ABIMAQ, João Alfredo S. Delgado. Na sua avaliação, “o Demonstrador serviu para desmistificar o tema”. Disse ele: “Provamos que o ingresso na indústria do futuro não é algo distante, inatingível. A tecnologia está disponível e, melhor de tudo, é oferecida por empresas brasileiras de equipamentos e softwares. As startups também se provaram fundamentais para atender de forma acessível todas as indústrias”.

A ideia que sustenta a apresentação do estande, segundo o representante da ABIMAQ, relaciona-se, diretamente, à chamada ‘Indústria 4.0’, também conhecida como ‘Manufatura Avançada’, ‘Indústria do Futuro’, ‘Fábrica Inteligente’, ou ‘Quarta Revolução Industrial’, que dominará, em breve, todas as unidades industriais. O estande foi estruturado com base no conceito Manufacturing Execution System (MÊS), que define uma fábrica inserida na Indústria 4.0 – composta por módulos autônomos de produção, comunicação máquina-máquina, sistema de autogestão da produção, gêmeo digital, além de outras características. No caso específico do estande da ABIMAQ/SENAI na EXPOMAFE 2017, a estrutura obedeceu a seguinte composição por módulos: entrada de ordem; usinagem; solda; gravação a laser e multipinos; e montagem e saída. Para exemplificar essa orquestração, o ‘projeto’ produziu e distribuiu 600 unidades de porta-celulares personalizados.

O visitante interessado em conseguir um desses acessórios deveria acessar o processo via QR-Code e solicitar a produção da peça. O sistema fazia a leitura do código enviado pelo smartphone do interessado, que ainda podia escolher entre três opções de cores (azul, vermelho, ou verde) e digitar uma mensagem a ser gravada no porta-celular. Além de acompanhar toda a fabricação da sua peça, o visitante retirava o acessório no final da linha.

Da iniciativa participam diversas empresas realizadoras e patrocinadoras como Berckhoff, Prensas Schuler, SKA, Comau, Totvs, Balluff, Dassault Systemes, Hexagon, Kuka Roboter, Metal Work, Phoenix Contact e Sick, seis startups (Automatsmart, Birmind, Databot, Forsee, Virtualcae e Virturian), mais o Instituto Mauá de Tecnologia, o Centro Universitário FEI, oito empresas fornecedoras de tecnologias complementares para a operação da linha (Automatisa, Check Point Software Technologies, FW Tecnologia, Furukawa, Mult-E e Wutzl). O Demonstrador de Manufatura Avançada contou, ainda, com o apoio institucional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (FAPESP/CDMF); Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); e Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações. Como apoiadores especiais a EXPOMAFE contou com a Indústrias Romi e a Informa Exhibitions.

Rodada internacional e Feimec

Durante os dias 10 e 11 de maio, a EXPOMAFE promoveu a 1ª Rodada Internacional de Negócios entre empresas expositoras da feira e importadores convidados pelo Programa Brazil Machinery Solutions. A iniciativa resultou em 140 reuniões entre 26 expositores e oito compradores de seis países (Chile, Estados Unidos, Egito, Nigéria, Peru e Quênia). As reuniões aconteceram em um espaço exclusivo para a ação e tiveram como objetivo potencializar o contato e as negociações entre fabricantes brasileiros e compradores estrangeiros do setor. A ação de promoção comercial, denominada Projeto Comprador, foi organizada pelo Programa BMS, fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e a ABIMAQ. A expectativa do Programa BMS é que esta Rodada Internacional de Negócios registre cerca de US$ 10 milhões em negócios fechados e futuros para os próximos doze meses.

Lançamento FEIMEC

No terceiro dia de realização da EXPOMAFE 2017 foi lançada, oficialmente, a segunda edição da Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (FEIMEC), que deverá ocorrer entre os dias 24 e 28 de abril do próximo ano. A feira reunirá 500 expositores representando 700 grandes marcas de máquinas e equipamentos, automação, controle e medição, ferramentas e dispositivos, solda e tratamento de superfícies, máquinas-ferramenta, válvulas, bombas e compressores e outros segmentos ligados à cadeia de bens de capital mecânicos, além de prestadores de serviço e agências de fomento. A FEIMEC ocupará 50 mil metros quadrados – 16% a mais que a primeira edição – do São Paulo Expo, e são esperados 50 mil visitantes compradores e profissionais (50% a mais que em 2016).

A exemplo da edição anterior, a FEIMEC 2018 manterá o foco no desenvolvimento técnico e profissional do setor por meio de seminários, palestras e workshops sobre temas que têm impacto direto no presente e futuro da indústria de bens de capital. Durante o lançamento da FEIMEC 2018, o economista Ricardo Amorin ministrou palestra para os expositores da EXPOMAFE, na qual reforçou que a economia encontra-se atualmente no ponto de inflexão depois da pior crise dos últimos 115 anos. Com base em análise de crises anteriores, Amorin acredita que a recuperação da economia em 2017/2018 será mais robusta do que indicam as previsões.