Nova estamparia 4.0 aumenta capacidade produtiva da Randon Implementos em 30%

Com projeto desenvolvido e implementado pela Trumpf, a estamparia da Randon Implementos, em Caxias do Sul (RS), desde janeiro, está com resultados 30% acima dos anteriormente registrados, sem ter de aumentar o espaço físico. Com otimização de recursos de alta tecnologia e conceito de indústria 4.0, a empresa está habilitada a fabricar até 130 implementos por dia, quando a média era 100 produtos/dia.

Esses resultados são decorrentes de um projeto complexo, que levou em consideração a sinergia e melhorias realizadas nas demais unidades industriais do país, assim como de melhorias no sistema de pintura e-coat acrílico de peças, na segunda linha de montagem e pintura em Araraquara (SP), na linha adicional de basculantes em Caxias do Sul e na nova linha de furgão carga geral com tecnologia clinch dos painéis em Chapecó (SC).

O sistema implantado é um dos maiores das Américas e está entre os maiores do mundo em tamanho de warehouse já instalado pela Trumpf, comenta João C. Visetti, diretor-presidente da Trumpf Brasil. O projeto desenvolvido proporcionou ganhos de produtividade com menos máquinas – eram 51 e agora são 28 – e otimização do espeço, pois, “com a tecnologia empregada, os novos equipamentos a laser devem operar com média superior a 85% de eficiência. O que só é possível a partir da alimentação e armazenagem automáticas, com comunicação e inteligência entre as próprias máquinas, resultantes da Indústria 4.0”.

Desse modo, no mesmo espaço físico de antes, o sistema em operação desde janeiro, torna a produção “três vezes mais rápida, ou seja, ampliamos a nossa produtividade e ainda fomos capazes de deixar mais área livre para futuras ampliações”, descreve o COO da Divisão Montadora das Empresas Randon, Alexandre Gazzi.