Nova peneira multivibratória atende aplicações industriais

A thyssenkrupp, por meio do segmento de negócios Plant Technology, acaba de lançar a goovi, nova peneira multivibratória para operações industriais. O nome da solução vem do inglês good vibration. Sua principal característica é garantir uma vibração perfeita e, assim, aumentar a performance do peneiramento secundário e terciário nas operações das indústrias de cascalho e pedra britada, mineração, processamento mineral e reciclagem. Uma nova tecnologia patenteada de acionamento, combinada a um inovador sistema de controle, proporciona o aumento significativo da flexibilidade operacional, da qualidade do produto e do desempenho, aliado a um equipamento mais compacto (o que pode permitir aumento da capacidade em um mesmo local

“Com a goovi todos os modos de vibração (circular, linear e elíptico) podem ser realizados em uma única máquina, o que permite uma adaptação flexível às mudanças nas exigências do trabalho e nas propriedades do material. Além disso, a baixa altura da peneira facilita sua instalação em plantas existentes”, explica Leonardo Pena, diretor técnico do Centro de Competência Global de Engenharia da unidade Plant Technology da thyssenkrupp na América do Sul.

Sistema revolucionário de acionamento
A peneira goovi é acionada em quatro pontos diferentes, sendo que a alimentação e a descarga ficam nas laterais, resultando em uma ótima distribuição de tensão nas paredes laterais. Ela também tem menos peças rotativas do que as peneiras convencionais, o que reduz bastante seu peso e altura, bem como o desgaste e a necessidade de manutenção. Dois ou três motores de desbalanceamento padrão são instalados em cada ponto de acionamento, assim, cada goovi® é acionada por um total de oito ou 12 motores (dependendo do tamanho), que são sincronizados por meio do controlador PLC patenteado fornecido com a máquina.

Controle inteligente e operação flexível
Com o sistema de controle patenteado, a velocidade e o fluxo podem ser ajustados sem necessidade de parada para que todos os parâmetros operacionais importantes possam ser adaptados às exigências da produção de forma otimizada e a qualquer momento. Além disso, a goovi possibilita reagir de forma flexível a mudanças nas propriedades do material (por exemplo, a umidade) durante a operação e otimizar o processamento de materiais com os mais diversos comportamentos.

Qualidades diferentes de produtos podem ser salvas em fórmulas e recuperadas sob demanda com o toque de um botão na tela touch, parte do equipamento. A goovi também pode ser integrada a ciclos de controle para otimização. A peneira possui função de limpeza predefinida para a remoção de partículas que causam entupimento nas malhas. É totalmente digitalizada e pode ser integrada a um sistema de controle de nível superior, abrindo caminho para a Indústria 4.0 em plantas de processamento.

“Para otimizar custos e prazo de entrega, a thyssenkrupp desenvolveu uma gama de máquinas padrão. As versões de um e de dois andares estão disponíveis em seis larguras e quatro comprimentos diferentes com uma área máxima de peneiramento de até 26 m². Mas, devido ao seu projeto modular simples, é possível fornecer soluções personalizadas adaptadas a uma aplicação específica”, acrescenta Pena.