Nova plataforma para sistema de freios para semirreboques chega ao Brasil

A ZF lançará no último trimestre deste ano, no Brasil, o iEBS, plataforma inteligente que atua no sistema de freios das carretas e agrega maior estabilidade ao conjunto. “A nova solução é a evolução do EBS (Electronic Braking System – Sistema de Frenagem Eletrônico) e já é largamente utilizado nos caminhões mais modernos da Europa”, diz Silvio Furtado, Diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul. A empresa é líder global no desenvolvimento de soluções tecnológicas para implementos rodoviários e oferece amplo portfólio e inovadoras soluções que aumentam a segurança e eficiência operacional de semirreboques.

Antes mesmo da legislação brasileira tornar este dispositivo obrigatório, a ZF se antecipa ao apresentar ao mercado nacional a nova geração do produto. Integrado ao cavalo-mecânico, o sistema conta com chicotes elétricos, é modular e agrega maior versatilidade de utilização, diminuindo ainda os custos de manutenção aos frotistas. “A nova geração traz um módulo inteligente, o que torna o sistema mais clean, com menor número de válvulas, tubulações e conexões na montagem, o que se reflete diretamente na simplificação e redução dos custos de manutenção”, explica.

O iEBS também pode ser instalado em implementos já em uso, o chamado retrofit. Os cabos são idênticos para EBS e iEBS, o que traz flexibilidade para as linhas de produção dos fabricantes de implementos. “Além de sua função primordial de controlar seguramente a estabilidade do conjunto, o frotista pode contar com informações em tempo real de tudo o que acontece com a carreta”, diz Silvio Furtado. “É possível, entre outras dezenas de funcionalidades, checar temperatura e pressão dos pneus, obter remotamente a localização exata do equipamento, além de otimizar o acondicionamento da carga, monitorando o peso em cada eixo”.

A solução oferece alta segurança e atua com a mesma eficiência, tanto em implementos com freios a tambor como a disco, assim como com suspensão por feixes de molas ou pneumáticas. A engenharia brasileira da ZF, depois de realizar testes em todo o território nacional, nas mais diversas condições de topografia, clima e diferentes tipos de pavimentação, promoveu todos os ajustes técnicos necessários no produto, que está pronto para ser utilizado nas mais diversas condições de estradas e rodovias na região.

Atuando preventivamente contra incidentes, o iEBS assegura total estabilidade ao implemento e pode promover correções de frenagem instantâneas em cada roda e, por meio de inteligência embarcada, identifica qualquer irregularidade durante o trajeto, registrando eletrônica e pontualmente cada problema. O sistema inteligente entrega relatórios completos aos frotistas e revelam até mesmo a capacidade de carga ociosa de determinada linha.

A ZF disponibiliza ao mercado três versões do sistema, sendo elas a Básica, a Standart e a Premium. Essa última oferece mais de 40 funções que contribuem para otimizar a gestão das frotas.  

Trailer Pulse – telemetria aberta de última geração

As soluções de conectividade estão presentes nos desenvolvimentos voltados aos fabricantes de implementos. O Trailer Pulse é um dos destaques e, em conjunto com o iEBS, oferece serviços completos de telemetria da carreta, valendo-se, também, das informações geradas pelo sistema de controle de estabilidade. Trata-se de um sistema aberto, pronto para ser utilizado em todo o Brasil e região América do Sul. Considerando a dinâmica do transporte rodoviário de carga no Brasil, monitorar unitariamente cada implemento (geralmente rebocado por diferentes veículos) é fundamental para frotistas que buscam maior rentabilidade nas operações logísticas.    

De acordo com Silvio Furtado, “as soluções inteligentes da ZF especialmente desenvolvidos para carretas são inúmeras e vão além dos sistemas de freio e suspensão. O portfólio envolve variadas tecnologias criadas para trazer mais rentabilidade às operações e segurança para pessoas e cargas em armazéns, ruas e estradas. Entre os exemplos, estão sistemas aerodinâmicos que trazem redução no consumo de combustível, sistema travamento de porta eletrônico, que pode ser acessado remotamente, sensores de temperatura e pressão dos pneus, entre várias outras tecnologias”, finaliza.