Novo cobot permite programação fácil e intuitiva de aplicações complexas de robótica

A Comau apresenta o MI.RA/Dexter, um programa de software baseado em algoritmos de inteligência artificial que facilita a comunicação homem-máquina e otimiza as operações industriais. O MI.RA/Dexter é uma metalinguagem que torna a robótica mais acessível para empresas de todos os tamanhos, traduzindo a sintaxe da linguagem humana na sintaxe dos robôs. Isto permite aos operadores programar facilmente um sistema robótico utilizando controles simples e intuitivos, como olhar para um objeto, tocar um ponto específico no espaço, ouvir operações de reconhecimento de voz e reproduzir e executar ações complexas. A interface de programação simplificada também permite ao operador adaptar, ajustar e corrigir rapidamente as ações do robô em tempo real, otimizando a eficiência do ciclo de trabalho.

O MI.RA/Dexter foi recentemente utilizado pelos operadores de controle de qualidade para programar uma célula robótica complexa para o novo Fiat 500 100% elétrico. O cliente incumbiu a Comau de automatizar o processo de testes e controles do sistema de informação multimídia do veículo. Esses procedimentos normalmente são longos, repetitivos e realizados manualmente, com custos elevados e uma margem de erro significativa.

Como o MI.RA/Dexter pode ser utilizado sem a necessidade de competências específicas em TI ou robótica, os clientes podem reduzir ou eliminar os custos dedicados à programação de robôs. Ele também ajuda a facilitar a criação dos programas complexos necessários para interação com braços robóticos e pode ser utilizado para programar qualquer tecnologia industrial de forma inteligente e clara.

“Com o MI.RA/Dexter, a tecnologia complexa se torna mais acessível e menos custosa graças à interface intuitiva do software e à sintaxe da metalinguagem,” disse Giovanni Di Stefano, Chief Innovation Officer da Comau. “O sistema intuitivo, baseado em algoritmos de I.A. e que pode ser utilizado em praticamente qualquer setor industrial, também permite o ajuste dos parâmetros de processo em tempo real, para melhorar a qualidade e a eficiência operacionais.”

No caso do Fiat 500 elétrico, A solução da Comau combinou um robô NJ-220 na sua versão Safe com um COBOT Racer-5 montado em seu pulso para realizar atividades automatizadas de teste dentro do carro, aumentando a eficiência, a rastreabilidade e a repetibilidade do procedimento. O sistema colaborativo também ajuda a garantir a total conformidade com o processo de testes, auxiliando objetivamente o operador a concluir cada tarefa a ele atribuída. Para isso, o sistema inclui dispositivos com uma sensibilidade “quase humana”, como um sistema de visão para a validação de aplicativos de informação e entretenimento, um microfone e um alto-falante para o reconhecimento dos comandos de voz e uma pinça para operações de contato delicadas. Finalmente, as características inerentes de segurança do cobot articulado de 6 eixos eliminam a necessidade de barreiras de proteção, o que reduz tanto o espaço ocupado como os custos de segurança.

A linguagem de programação do MI.RA/Dexter permitiu aos operadores gerenciar o sistema robótico complexo de maneira autônoma. Entre as atividades estava o gerenciamento seguro das ações que o robô colaborativo deveria realizar, em contato estreito com o operador, e a automação e subsequente otimização das tarefas de teste requeridas. Ele faz parte da família Comau MI.RA (Machine Inspection Recognition Archetypes – Arquétipos de Reconhecimento de Inspeção por Máquinas), que também inclui outras ferramentas digitais e sistemas de visão avançados para a Smart Factory.