A Scania assumiu em 2015 o compromisso global de reduzir em 50% a emissão de gás carbônico no fluxo logístico e transporte terrestre até 2025. Como parte deste desafio, a empresa criou em 2017 o Scania Logistics Lab (SLL), um laboratório com foco em testar e colocar em prática as soluções de transporte sustentável da empresa, por meio do desenvolvimento de tecnologias aplicadas à área de logística da própria Scania.
Para Adolpho Bastos, vice-presidente de Logística da Scania Latin America, a sustentabilidade do sistema de transporte não depende somente de operar caminhões: “trata-se da conectividade, da visualização, da melhoria do consumo de combustível, do constante componente de inovação, do treinamento dos motoristas, ou seja, o SLL nos abriu um mundo de oportunidades de melhorias em toda a cadeia logística, para nós e nossos parceiros”, explica.
O SLL analisa diariamente as entregas que os fornecedores deverão fazer e, com base nesta informação, calcula a rota ideal para o transporte, além de monitorar em tempo real a carga, o caminhão e o motorista para que o transporte tenha a máxima eficiência energética. “Com o rastreamento, os motoristas podem evitar tráfego em trechos congestionados, além de adequar a sequência de trechos da rota em tempo real. Isso também permite a obtenção de dados acerca do controle de abastecimento, quilometragem percorrida, horas trabalhadas, horas paradas e outras informações relevantes, promovendo a economia de energia e a redução dos custos operacionais”, complementa Bastos.
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Os monitoramentos da frota da SLL acontecem na Control Tower de transportes, uma central de controle de operações dos caminhões Scania. O processo dentro da Control Tower envolve um sistema de confirmação de entrega dos fornecedores, otimização de cargas para melhor ocupação dos caminhões, monitoramento em tempo real com horários estimados de chegada e o acompanhamento dos resultados através do Portal de Transportes da Scania.
Até o momento, o SLL conta com uma frota de 28 caminhões, sendo 18 para o transporte de containers, 10 siders (2 bi-trens); e quatro deles já são com a tecnologia dos nossos motores movidos a gás natural. A Control Tower é equipada com televisores conectadas aos sistemas de gestão e câmeras que monitoram as docas de recebimento.
Com a aplicação dos conceitos do SLL, a Scania obtém uma redução em 30% na emissão de CO2 em comparação a mesma operação realizada antes do projeto, além de 20% de redução nos custos operacionais e melhor transparência no relacionamento com os fornecedores, por meio de entrega coordenada e solução de desvios. “O mundo está atravessando mudanças radicais. As tendências globais de urbanização, preocupação ambiental e tecnologia devem andar juntas para fazer essa mudança. O SLL é a iniciativa que mostra que o transporte eficiente pode aliar as nossas preocupações ambientais com menores custos operacionais”, afirma o VP de Logística da Scania.