A Linha Orbital X – formada pelos motores OMP X e OMR X – é o novo padrão para motores orbitais da Danfoss, que, entre suas características, tem pintura resistente à corrosão e vedação aprimorada para alta pressão como standard.
“Com estes modelos atendemos a grande maioria das aplicações existentes no mercado. São motores orbitais tipo spool valve, gerotor ou geroler”, explica Marcio Sato, gerente de desenvolvimento de vendas da Danfoss, destacando que as características construtivas aumentam “a vida útil média da vedação do eixo em aproximadamente 50%. Com esta nova linha, migramos os motores atuais para uma nova plataforma modular mais fácil de produzir, com complexidade reduzida, proporcionando maior desempenho, qualidade, disponibilidade e configurabilidade do produto”, destaca
Responsáveis pela execução das funções de trabalho em um circuito hidráulico de um equipamento industrial ou móbil, os motores orbitais entregam alto torque em baixa rotação, os motores orbitais standard da Danfoss são fornecidos com vedação para alta pressão (suportam até 225 bar de pico) e plataforma modular, o que, garante o gerente da Danfoss, “permite aos distribuidores adquirir módulos para montagem dos motores, otimizando seu inventário e promovendo agilidade no atendimento aos clientes. Por isso, em muitos casos, pode eliminar componentes do circuito e, com isso, ter ganhos significativos”.
Os motores Orbital X também contam com a opção de sensor de velocidade EMD integrado, o que facilita o projeto da máquina, pois não é necessário desenvolver uma estrutura a parte com a utilização de um encoder para medição da velocidade ou sentido de rotação do motor. “O sensor de velocidade EMD foi desenvolvido para aplicações pesadas industriais e móbil. É um sensor plug and play que não exige calibração ou ajuste”, comenta Sato. O sensor tem excelente resolução (até 180 pulsos por revolução) e é configurável, podendo ser utilizado com sinal de saída em pulsos por revolução, quadratura e CAN.
A nova linha Orbital X, da Danfoss, é indicada para equipamentos industriais, como injetoras de plástico, por exemplo, e móbil, nos segmentos agrícola (colheitadeiras, plantadeiras, implementos etc.) e construção (pavimentadoras, perfuratrizes, motoniveladoras etc.).