Parceiros também são referência em suas atividades

Foto: Janaina Duarte/Vale

Para fornecer globalmente produtos com a qualidade que mantém há oito décadas, a Vale também utiliza soluções de ponta de parceiros reconhecidos em suas atividades, inclusive abrindo espaço para testar tecnologias.
O vanguardismo da mineradora pode ser medido de várias formas. Uma delas é o uso de caminhões 100% elétricos nas operações de mineração e infraestrutura, que colocam a Vale como a primeira mineradora, entre as grandes do setor, a testar equipamentos fora de estrada de 72 toneladas movido a eletricidade provenientes de fontes renováveis, em substituição a veículos a diesel. Também reduzem os ruídos, e minimizam os impactos nas comunidades que moram no entorno das operações.

Os testes estão sendo realizados nas minas de Água Limpa (MG), e a XCMG, enquanto fornecedora dos veículos, responde pelo atendimento de todos os requisitos técnicos da Vale, pós-vendas e eficiência de produtividade, com grande competitividade no que tange a valores.

“Em relação aos equipamentos elétricos, dentro do pioneirismo no segmento, associado à agressividade da área de desenvolvimento tecnológico, conseguimos ser parceiros da Vale no comprometimento e no foco no atingimento das metas de carbono Zero”, explica Amanda Machado, diretora de Novos Negócios da XCMG Brasil, informando a instalação de duas filiais da XCMG, uma em Nova Lima (MG) e outra em Parauapebas (PA).

A adoção do modelo XDR80TE de 72 toneladas – que também é para a Vale em Sorowako, na Indonésia – integra o programa global PowerShift, da Vale. Suas baterias são capazes de armazenar 525 Kwh, o que pode fornecer a função de regeneração de energia reversa (o motor elétrico é capaz de gerar a energia elétrica durante o processo de frenagem). Isso pode melhorar a capacidade de operação do equipamento, o que aumenta a sustentabilidade da energia da bateria de 6 horas para 10 horas ou até um período mais longo.

Controle de peso gera produção mais eficiente

Outro exemplo é a Toledo do Brasil Indústria de Balanças, que especificamente para a Vale, há mais de 30 anos, fornece balanças de bancada e de piso, de balanças de laboratório (balanças analíticas e de precisão), de balanças determinadoras de umidade, de balanças rodoviárias e ferroviárias, de balanças dinâmicas (para pesagem em movimento), de balanças integradoras, de sistemas de pesagem de tanque, terminais de pesagem, impressoras, células de carga, de sistemas de automação em balanças etc. A finalidade principal desses produtos e soluções é ter conhecimento da matéria-prima e da produção em peso, da rentabilidade da produção, do seu registro impresso e em meio eletrônico para fazer o histórico, assim como controlar o estoque e as vendas, entre outros aspectos.

De acordo com Carlos Alberto Pereira Amarante, coordenador de Business Intelligence da Toledo do Brasil, “com essas informações a Vale pode identificar falhas no sistema produtivo e definir ações preventivas e corretivas, falhas na segurança, oportunidades de melhoria e desenvolver métodos mais eficientes na produção, gerando economias de toda ordem. Por exemplo, o controle automatizado dos caminhões reduz o tempo de manejo interno, o retrabalho, as fraudes, enquanto no transporte ferroviário o controle de peso gera menos risco de descarrilhamento”.

“A Vale demanda soluções muitas vezes únicas, e a Toledo – enquanto maior empresa de pesagem do Brasil, detentora de estrutura altamente qualificada para especificar, projetar e selecionar com segurança as melhores soluções para cada necessidade específica nas mais diversas áreas de atuação – tem a competência para atender a mineradora e dar suporte pós-venda de alta qualidade em todo o território nacional”, frisa Amarante.