Parceria unifica as operações de mineração de complexos operacionais da Vale

A Schneider Electric e a Aveva, empresa global de software industrial, impulsionando a transformação digital e a sustentabilidade, estão unificando as operações da Vale, empresa global de recursos naturais e mineração. Com isso, a companhia integra, centraliza e monitora remotamente as operações em seus complexos de Mariana e Itabira, em Minas Gerais.

A Vale está entre as cinco maiores mineradoras do mundo. Com sede no Rio de Janeiro, a maior produtora mundial de minério de ferro, pelotas e níquel emprega uma força de trabalho global de mais de 170 mil pessoas em 38 países. O Complexo de Mariana e o Complexo de Itabira são dois dos principais locais de produção de minério de ferro da companhia. Juntos, são responsáveis por mais de 75% da produção da empresa no Estado.

Embora implementada, principalmente, para melhorar a dinâmica de operações remotas – com mais segurança e menos gastos –, a digitalização é extremamente importante para impulsionar a eficiência e a sustentabilidade na mineração. Por meio da parceria, a Vale pode unificar as operações em vários locais e atualizar seu sistema antigo para um capaz de controlar diversas tecnologias que operam em cada instalação.

A Vale escolheu a Schneider Electric e a Aveva pelo desempenho tecnológico e pela visibilidade oferecida por suas soluções. Na visão da empresa, os parceiros fornecem alto nível de flexibilidade em virtude da sua natureza agnóstica , facilitando a integração de tecnologias distintas em vários locais.

“Estamos constantemente buscando melhorar a segurança, eficiência e sustentabilidade, não apenas agora, mas também para o futuro”, disse Paulo Henrique Fontes Coura, líder sênior de Automação da Vale. “Schneider Electric e Aveva tornaram-se parte integrante dessa jornada. Em vez de simplesmente oferecer o software, elas forneceram um serviço ponta a ponta completo e sob medida, ajudando-nos a otimizar a cada passo. Isso incluiu treinamento, suporte e serviços consultivos durante todo o processo.”

“A colaboração entre nossas empresas criou algo muito maior do que a soma de suas partes”, disse Gilberto da Cunha Vieira, engenheiro elétrico e líder de automação da Vale. “Somos imensamente gratos à Schneider Electric e à Aveva por unificarem nossas instalações.”

A Schneider Electric forneceu o EcoStruxure™ Asset Link, combinando AVEVA™ System Platform e Schneider Modicon M580, para fornecer visibilidade e unificar as operações para a Vale. A tecnologia permite que os dados sejam integrados diretamente ao sistema para que os gerentes da companhia tenham insights granulares sem ter que atuar de forma manual e isolada. Ao reunir esses dados, é possível criar um centro de operações mestre e gerenciar tudo remotamente. Isso significa que menos pessoas precisam estar em campo, proporcionando aumento significativo na segurança.

Outros resultados incluem:

  • Economia de custos com dados mais rápidos para a tomada de decisões
  • Total visibilidade e compatibilidade para todas as plantas, fornecendo uma visão holística  
  • Melhor coordenação nas operações e maior eficiência e produtividade ao unificar várias disciplinas em um mesmo local
  • Padronização completa por meio de uma plataforma com vários fabricantes de dispositivos  
  • Maior sustentabilidade por meio da otimização de recursos

“No mundo de hoje, a informação é fundamental”, disse Rob Moffitt, Presidente Global para Mineração, Minerais e Metais da Schneider Electric. “Ela leva segurança, sustentabilidade e lucratividade para aqueles que podem usá-la com sucesso. A produção de ferro é de extrema importância para todos, fornecendo aço para as indústrias automotiva e de construção. É vital que um setor no qual confiamos possa operar de forma eficiente, segura e sustentável. O sistema que criamos para a Vale junto com a Aveva é essencial para esse processo. Esperamos seguir contribuindo para que a VALE possa explorar todo o potencial para gerenciar e aprimorar suas operações no Brasil”, completou.

“As operações de mineração são ambientes ricos em dados onde a transformação digital pode gerar ganhos de sustentabilidade e produtividade para melhor utilização de ativos e otimização de valor aprimorada”, comentou Marc Ramsay, vice-presidente de Parceiros Estratégicos Globais da Aveva. “Junto com a plataforma EcoStruxure da Schneider Electric, o AVEVA System Platform apoia a Vale na construção das minas do futuro por meio de operações contextualizadas construídas em uma base colaborativa baseada em padrões que unificam pessoas, processos e ativos em todas as instalações da empresa para melhoria operacional contínua e tomada de decisão em tempo real.”