Parcerias e novas soluções levam TIM a ampliar conectividade em propriedades agrícolas

A TIM, durante a Agrishow 2025, apresentou soluções voltadas à digitalização do campo, com foco em produtividade, segurança e sustentabilidade. Aproveitando a oportunidade, oficializou diversas parcerias com vistas a expandir a área de cobertura com o 4G 700 MHz.

Definindo a empresa como líder em cobertura no agronegócio, com mais de 20 milhões de hectares com o 4G e mais de 50 grandes grupos rurais como clientes,  Alexandre Dal Forno – diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM – ressaltou que a empresa vem cumprindo seu papel e tem como meta chegar a 26 milhões de hectares cobertos até o fim deste ano.

Desse modo, a TIM fortalece “o papel de habilitadora da digitalização do campo como especialista na transformação digital no campo”, levando até os clientes “soluções além da conectividade. Na Agrishow 2025, reforçamos o compromisso contribuir para que o agro opere com eficiência, sustentabilidade e inovação. As soluções apresentadas mostram como a tecnologia pode ser uma grande aliada no dia a dia do campo — do planejamento à colheita, da prevenção à gestão.” Com essa abrangência, a empresa atende mais de 1,9 milhão de pessoas no campo, mais de 306 mil propriedades rurais, 437 escolas públicas rurais, 141 unidades de saúde rurais e 1.043 cidades.

Entre as soluções que apresentou em seu estande, destaque para Smartbio Pragas, uma solução preditiva que utiliza tecnologias como Big Data Mining, IoT e Inteligência Artificial para maximizar a produtividade no campo. A plataforma, desenvolvida pela SmartBreeder, empresa de Inteligência Agronômica Artificial, integra e processa milhões de dados em tempo real e os combina com algoritmos inteligentes para gerar recomendações precisas e automatizadas. O objetivo é apoiar o produtor rural na tomada de decisões mais estratégicas, com ferramentas acessíveis e orientadas por dados.

Os dados integrados pelo Smartbio Pragassão gerados de ERPs agrícolas, estações climáticas e outras fontes. Com esse sistema, é possível identificar onde, quando e como aplicar insumos e defensivos com máxima eficiência. A IA da solução avalia diversos fatores, cruzando essas informações em uma matriz de recomendação de controle.

“Assim, tem-se um resultado mais preciso e ágil, que antecipa riscos de surtos com até 30 dias de antecedência, reduz perdas de safra e otimiza os custos operacionais. Além disso, a solução automatiza a tomada de decisão com base em regras pré-configuradas, promovendo o equilíbrio entre performance, sustentabilidade e rentabilidade. A integração com tablets em campo permite registrar pragas e doenças de forma prática, fortalecendo o ciclo de monitoramento e controle”, destaca Dal Forno.

Para a TIM, os contratos de IoT B2B já representam faturamento de R$ 708 milhões desde 2022, sendo R$ 270 milhões somente em 2024.

Parcerias recentes

Orbia, Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Usina Uberaba e Grupo Pedra são parceiros recentes, apresentados durante a Agrishow 2025.

No caso da Embrapa, para fornecer conectividade 4G na fazenda-laboratório (farm lab) da Embrapa, sediada em Jaguariúna (SP), a TIM, via carta de intenções, uniu-se à AgNest, hub de inovação administrado pela Impactability, voltado à experimentação integrada em campo, com foco na cocriação, validação e provas de conceito de tecnologias que ajudam a construir a agricultura do futuro.

Criado a partir de edital público da Embrapa, vencido pela empresa Impactability, o hub é responsável pela administração do AgNest e seu modelo de trabalho prevê que startups selecionadas passem por um processo técnico imparcial para definição de escopo, desenvolvimento conjunto com parceiros e mensuração de impactos diretos no campo. Ou seja, o ambiente propõe um ecossistema colaborativo que conecta produtores rurais, startups, grandes empresas, fundos de investimento e prestadores de serviço, promovendo inovação de forma imparcial, integrada e centrada no agricultor.

Com a assinatura da carta de intenção, a TIM entra como parceira estratégica, fornecendo a infraestrutura essencial para garantir a conexão inteligente e contínua entre soluções digitais e o campo, fator indispensável para a testagem e adoção de tecnologias inovadoras.

Já a parceria com a plataforma de fidelidade do agronegócio por meio do Programa de Pontos da Orbia, permite aos produtores rurais iluminar suas áreas produtivas com a solução 4G TIM no Campo via troca dos pontos acumulados pela compra de insumos e produtos de marcas renomadas no segmento Agro por conectividade.

O programa com o Grupo Pedra Agroindustrial contempla três usinas de cana-de-açúcar e uma unidade destinada à pecuária e soja, que somam 250 mil hectares de área produtiva (plantada) nos estados de São Paulo e Mato Grosso. Assim, a cobertura total da operadora vai chegar a mais de 1 milhão de hectares e beneficiará 37 mil pessoas, 4 mil propriedades rurais, 9 escolas públicas e 4 unidades de saúde localizadas no entorno das usinas.

A iniciativa contempla a instalação de novos sites, garantindo conectividade de ponta a ponta nas operações do grupo e viabilizando soluções digitais voltadas à otimização de toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, um dos setores que mais demandam tecnologia e automação no campo. A parceria permitirá a conexão de aproximadamente 4.500 máquinas agrícolas, entre frota própria e de terceiros, otimizando os fluxos de entrega e integração entre campo e usina. Além de outras inúmeras oportunidades que a conectividade pode gerar para o agronegócio com as tecnologias já disponíveis e as que virão nos próximos anos.

Em desenvolvimento, o projeto da Usina Uberaba, pertencente ao Grupo Balbo, prevê instalação de novas antenas na unidade no Triângulo Mineiro – referência no setor sucroenergético –, ampliando a conectividade no campo e fazendo sinergia com as rodovias mineiras.

A parceria significa um divisor de águas na transformação digital da Usina Uberaba de região, com a instalação de antenas 4G que potencializarão as suas operações. A conectividade permitirá uma melhoria significativa na identificação e correção de falhas, por exemplo. Essa evolução não apenas reduz o tempo de resposta, mas também aumenta a eficácia das operações, permitindo conectar mais de 200 equipamentos.

Com a tecnologia 4G da TIM, será possível monitorar em tempo real todos os equipamentos, incluindo estações meteorológicas que fornecerão dados importantes sobre condições climáticas. Isso resultará na otimização da colheita, transporte e demais operações, garantindo que os recursos sejam utilizados da forma mais eficiente possível, além da redução de custos e mais segurança dos colaboradores da Usina, localizada proximamente à Rodovia MG-452 e MG-190, que é de concessão da EPR e coberta pelo 4G da TIM.

A Usina Uberaba não apenas se tornará mais produtiva, como também estará alinhada com as exigências de um mercado em constante evolução, comprometendo-se com práticas mais sustentáveis e inovadoras. Além disso, o projeto contribui com a expansão da conectividade em rodovias do Estado mineiro. Vale destacar que em 2023, TIM e EPR anunciaram a parceria para cobrir com 4G mais de mil quilômetros de rodovias no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas Gerais. Além de atender aos usuários, a internet está disponível para as comunidades lindeiras, beneficiando mais de 2,5 milhões de pessoas em 38 localidades cortadas pelas rodovias.

A jornalista Katia Penteado, da Public Projetos Editoriais, agência responsável pela revista Máquinas & Equipamentos, pelo Anuário ABIMAQ e pelo Panorama Brasil Agronegócio, entre outras publicações, esteve presente à Agrishow 2025 a convite de algumas empresas participantes.