Peneira Excêntrica Inclinada mantém constante a força G

A Haver & Boecker Niagara produz diversas soluções focadas em mineração, em especial para peneiramento e pelotização. As peneiras Niagara F-Class, por exemplo, utilizam tecnologia de dupla excentricidade, que difere das tradicionais peneiras vibratórias inclinadas.

Esses equipamentos mantêm constante a força G, mesmo diante de variações na carga de material, permitindo alcançar a estratificação ideal em todos os momentos. Essas peneiras encontram aplicação nas atividades de escalpe, despoeiramento e classificação (úmido ou seco).

Já as peneiras vibratórias Niagara XL-Class são projetadas para grandes quantidades e decks grandes que suportam taxas máximas de alimentação. As telas de peneiramento, por sua vez, são disponíveis em diversos materiais e formatos, atendendo aplicações que dependem de aumento de produtividade e/ou redução de entupimento, além de oferecer alta resistência à abrasão.

A Haver & Boecker Niagara também fabrica discos de pelotização Scarabaeus usados para pelotizar materiais finos a fim de melhorar suas propriedades de armazenamento e transporte, aumentando o valor de mercado de minério de ferro, fertilizantes e sal, por exemplo. A inclinação, velocidade e altura da parede lateral podem ser ajustadas para uma operação ideal, aumentando a produtividade e lucratividade de todo o sistema.

A empresa também desenvolveu solução baseada em sensores instalados em posições dedicadas no corpo da peneira vibratória, para medir velocidade, curso e amplitude. Conhecida como Serviço Pulse Análise de Vibração, a ferramenta gera um relatório ilustrando a saúde da peneira vibratória, juntamente com as recomendações do técnico, contribuindo para redução do risco de falhas, minimização do tempo de parada não planejada e aumento da segurança.