Planta de hidrogênio verde vai propiciar a descarbonização da maior fábrica de amônia do mundo


A thyssenkrupp firmou um contrato com a empresa norte-americana do setor químico CF Industries que prevê a engenharia e o fornecimento de uma fábrica de hidrogênio verde para a produção de amônia verde no complexo industrial de Donaldsonville, no estado da Louisiana (EUA). A thyssenkrupp projetará e entregará uma unidade de produção de hidrogênio de 20 MW, baseada em sua tecnologia de eletrólise alcalina da água.

A planta utilizará energia renovável da rede para produzir hidrogênio verde que será, então, convertido para 20.000 toneladas de amônia verde, ao ano, nas fábricas da CF Industries, em Donaldsonville. A amônia verde pode ser usada como um meio de armazenamento e transporte altamente eficiente para energia renovável e, também, diretamente como um combustível limpo para o transporte marítimo, por exemplo. As atividades de engenharia e de suprimentos já começaram e o início da produção está programado para 2023.

Forte presença com projeto e estrutura organizacional na América do Norte

Com seis plantas de amônia e diversas fábricas de fertilizantes, a unidade da CF Industries em Donaldsonville é o maior complexo de fabricação de amônia do mundo. A maior fábrica de amônia desta localidade também foi entregue pela thyssenkrupp e é baseada na comprovada tecnologia para processos de amônia uhde® da thyssenkrupp. “Após a recente entrega de duas plantas de amônia e fertilizantes de escala mundial à CF Industries, estamos honrados em sermos escolhidos por nosso cliente de longa data para contribuirmos para a descarbonização de suas operações e apoiá-los na missão de fornecer energia limpa para alimentar e abastecer o mundo de forma sustentável”, afirma Dennis Lippmann, presidente da unidade Chemical & Process Technologies da thyssenkrupp Industrial Solutions EUA.

Como especialista global em contratos do tipo EPC (Engineering, Procurement and Construction) para plantas eletroquímicas, a thyssenkrupp é líder no fornecimento de equipamentos, soluções e serviços de eletrólise – com forte presença na América do Norte. Com uma capacidade total de mais de 1,4 GW realizada em projetos eletroquímicos nos últimos 30 anos (equivalentes a mais de 290.000 Nm3/h de hidrogênio como subproduto), a América do Norte é uma das regiões-chave para a empresa. De acordo com Dr. Christoph Noeres, Head de Hidrogênio Verde na thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers, “esta segunda conquista em eletrólise da água, após o recente anúncio de uma instalação no Canadá (para a empresa Hydro-Québec) mostra o papel de liderança da região para tornar a economia do hidrogênio verde um verdadeiro negócio. Com nossa instalação local bem estabelecida, estamos melhor preparados para atender o mercado americano, o que também é fundamental para fornecer soluções de serviço personalizadas durante todo o ciclo de vida da planta”, acrescenta ele.