O mercado usinador de peças trabalha com óleos solúveis, isentos de hidrocarbonetos de petróleo, reduzindo a geração de passivos trabalhistas e ambientais. São famílias de produtos que atendem 100% dos processos de usinagens, promovendo altíssima performance operacional, ganho de vida útil de máquinas e ferramentas, diminuição das paradas de máquinas.
Nessa atividade, os óleos hidráulicos estão entre os seus principais componentes. Contudo, também são utilizados – garante Rodrigues – “óleos para redutores de velocidade, para guias e barramentos de máquinas e para sistemas de lubrificações pneumáticas. Podemos afirmar que em termos de mercado de lubrificação industrial, estes itens acima representam mais de 90% das necessidades”.
A atenção da empresa hoje, relata o diretor Comercial da ALL Lubrificantes, está focada em empresas de usinagem, setor que continua “crescendo e avançando fortemente no País”. Com atuação a partir de Minas Gerais e mantendo em Navegantes (SC) entreposto para abastecimento aos clientes da região Sul, a empresa segue investindo em pesquisa e inovação, “porque é necessário compreender que as formulações estrangeiras foram desenvolvidas para a realidade da Europa, Ásia, Estados Unidos. Mas, para o Brasil, é necessário tropicalizar os produtos considerando as propriedades físico-químicas, como dureza da água, por exemplo”, reforça Rodrigues.
Diante dessa realidade – frisa o diretor da ALL – “embora exista uma linha padronizada de produtos, as especificidades de cada indústria precisam ser levadas em consideração e, com uma equipe técnico-comercial altamente qualificada, a ALL pode buscar as soluções ideais para cada caso”.
A Blaser Swisslube do Brasil também destaca-se no fornecimento de fluidos de usinagem de alta performance miscíveis em água e integrais para todos as operações de usinagem. Kuroda prefere definir a atuação da empesa como “a junção de três elementos fundamentais para a melhoria da produtividade, sendo: pessoas com alto conhecimento na aplicação dos fluidos e também em processos de usinagem, produtos de altíssima performance e serviços de análise e monitoramento do fluido de usinagem. Esse conjunto possibilita que nossos clientes atinjam o máximo potencial de sua produção através da otimização dos processos produtivos”.
Em outras palavras, a empresa oferece soluções que abrangem as aplicações nos clientes de forma completa, desde a recomendação do melhor fluido para cada aplicação, sua manutenção, até o descarte correto do fluido no fim da sua vida útil.
Dissonância entre teoria e prática
Para o diretor Comercial da ALL, há um descompasso entre o discurso e a prática do mercado, “uma vez que muitas empresas e profissionais dizem estar abertos à inovação e novos produtos, mas nem todos se dispõem a realmente avaliar as novidades do mercado. Os paradigmas permanecem e a zona de conforto no momento da tomada de decisão fala mais alto”. Para explicar sua visão, ele cita as emulsões sintéticas: “Por desconhecimento ou paradigmas, muitas empresas não optam por essa solução que, além de operacionalmente ser eficiente e segura, é também ambientalmente correta. No entanto, temos inúmeros cases de sucesso com o produto, valendo citar um cliente que obteve mais de R$ 5 milhões de economia anual considerando apenas a redução de custos com insalubridade”.
Para reduzir essa distância e considerando as dificuldades havidas com a falta de óleo-base e alguns insumos e aditivos, que responderam pela consequente elevação dos preços, Rodrigues preconiza que “os produtores de lubrificantes industriais estejam mais próximos aos seus clientes para compreender as exigências de cada processo produtivo. É daí que surge o processo de inovação, tanto em produtos, quanto em serviços”.