Programa facilita entrada de mulheres no mercado de máquinas pesadas 

A Armac – direcionada à prestação de serviços e à locação de máquinas pesadas e equipamentos –, em parceria com a Yara, uma das principais empresas de fertilizantes do mundo, e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), abre as portas de oficinas e operações para receber as mulheres formadas em duas turmas de operadoras de máquinas pesadas em cursos gratuitos e exclusivos para o público feminino.

Em janeiro, 28 profissionais se formaram em Rio Grande (RS). O curso teve 100% de retenção. No começo de 2023, outras 32 mulheres se capacitaram para atuar como operadoras, em Cubatão (SP). Boa parte desta primeira turma foi empregada para essa função por empresas do litoral paulista. Somando os dois cursos, foram mais de 400 inscrições. As vagas foram definidas após processos eliminatórios.

Os treinamentos são parte das iniciativas da Armac para ampliar a diversidade de gênero entre os colaboradores da empresa, que faz parte de um setor, historicamente, dominado pelo público masculino. “Criar políticas internas para tornar as operações e oficinas mais diversas e amigáveis passa pela educação, para que as mulheres tenham oportunidades concretas de se capacitarem, se qualificarem e se inserirem neste nicho do mercado de trabalho”, afirma Antônio Clemente, diretor de operações.

Esse trabalho já tem alguns resultados interessantes. De dezembro de 2020 a setembro de 2023, a porcentagem de profissionais do sexo feminino triplicou nas operações da companhia. No ano passado, uma turma do curso de mecânica da Academia Bravos, escola própria da empresa, teve o mesmo número de mulheres e homens na formatura. Um outro exemplo do crescimento da participação das mulheres é uma operação da Armac no Rio Grande do Sul, onde 100% das operadoras de máquinas são mulheres.