Projeto promove máquinas e equipamentos nacionais no exterior

A Agrishow, em seu primeiro ano presencial após a pandemia, reuniu soluções inovadoras para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades. Durante a feira, o público pode participar da Agrishow Experience, espaço destinado a palestras dentro da plataforma “Agrishow Labs”, que promoveu uma jornada de conteúdo estratégico e ações presenciais.

Segundo a diretora de Mercado Externo da ABIMAQ, Patrícia Gomes, este é um momento muito aguardado, sobretudo em decorrência da retomada dos eventos presenciais. “A Agrishow 2022 ganha ainda mais relevância para o setor por conta dos desafios que tivemos nos últimos dois anos. A visibilidade que o evento oferece aos participantes, tanto para expositores como para o público, é essencial para a retomada dos negócios e perspectivas de exportação de máquinas e equipamentos agrícolas”, explica.

Durante a Agrishow 2022, aconteceu o Projeto Imagem, cujo objetivo é promover e divulgar a indústria brasileira de máquinas e equipamentos ao mercado internacional, por meio da visita de formadores de opinião e especialistas, que vêm ao Brasil para conhecer mais sobre as oportunidades e o diferencial do setor de máquinas e equipamentos agrícola nacional. A ação é desenvolvida pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a ABIMAQ.

Neste ano, o Projeto Imagem recebeu jornalistas da África do Sul, do Quênia e da Holanda. “Dentre os mercados foco do Projeto Imagem, a África do Sul teve destaque. As exportações para o mercado apresentaram aumento de 140% no comparativo de 2021 em relação ao ano anterior, somando US$37,1 milhões”, explica a diretora de Mercado Externo da ABIMAQ. Os produtos mais comercializados para este destino foram: Pulverizadoras para agricultura ou horticultura (41,6%); Colheitadeiras combinadas com debulhadoras (15,4%); e Tratores com potência de motor entre 37KW e 75KW (5,1%). Além disso, as exportações brasileiras do segmento de máquinas e equipamentos agrícolas com destino ao mercado sul-africano apresentam um fluxo constante, tendo atingido em 2021 o maior volume da série histórica dos últimos 5 anos. “Se tratando da África do Sul, o objetivo do Projeto Imagem é apoiar a consolidação da imagem do Brasil enquanto fornecedor de máquinas e equipamentos agrícolas de alta tecnologia”, conclui. 

No que diz respeito ao Quênia, as exportações cresceram 15%, totalizando um volume de US$2,4 milhões no ano de 2021. Mais de 50% do valor exportado para o destino está concentrado na cesta de produtos em destaque: Tratores com potência entre 75KW e 130KW (23,9%); Arados e Charruas (17%); e Semeadores-adubadores de plantio direto (14,7%).

Já na relação comercial com a Holanda, o crescimento de 90% mensurado em 2021 se traduziu no maior volume exportado nos últimos cinco anos: cerca de US$970 mil, com destaque para produtos classificados como Máquinas e Aparelhos para avicultura (30,6%); Partes de máquinas de uso agrícola, hortícola ou florestal, para preparação ou trabalho do solo (25,3%); e Máquinas e aparelhos para debulha (23,5%).

“Quênia e Holanda são destinos-chave para propagarmos a imagem do Brasil como referência no fornecimento de máquinas e equipamentos agrícolas. Diante dos respectivos crescimentos observados em 2021, cremos que as exportações brasileiras para ambos os mercados têm potencial para subir de patamar” conclui Patrícia.

O Programa Brazil Machinery Solutions (BMS) visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui atualmente cerca de 400 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Em 2018, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 159 países. Para associar-se ao Programa e para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com