Pronta para o futuro, Trumpf comemora 40 anos no Brasil

Vai longe o dia 2 de fevereiro de 1981, quando a TRUMPF começou a escrever a sua história no Brasil. Do início modesto, em parceria com a área de vendas da então Ferrostaal, com quem comercializava suas máquinas, a gigante alemã do setor de tecnologia laser e soluções de produção trilhou um caminho de sucesso, em meio a todos os percalços econômicos que o país enfrentou, desde então.

A Trumpf Brasil chega aos 40 anos com a invejável marca de mais de 1.800 máquinas instaladas no território brasileiro. Destas, 1500 ainda estão ativas em pleno funcionamento, produzindo e gerando lucro para seus proprietários. “Esta é uma característica distintiva dos nossos produtos. As máquinas continuam operando perfeitamente, durante várias décadas”, diz João C. Visetti, CEO da TRUMPF Brasil.

 Assim, elas passam de mão em mão, de empresa a empresa, quando o dono entende que está na hora de comprar um equipamento novo, com mais recursos e maior produtividade. E mais uma vez, a escolha é pela máquina Trumpf.  “Somos reconhecidos globalmente pela alta produtividade e qualidade das nossas máquinas além das  soluções para linha de produção. Ter uma máquina TRUMPF é o sonho da grande maioria dos empresários do setor de corte, dobra e puncionamento de chapas”, orgulha-se Visetti.

Não é à toa. Nesses 40 anos, a TRUMPF trouxe para o Brasil a primeira máquina de corte laser com potência de 2,7 W, de 3,0 kW, de 5 kW, de 6 kW, de 8 kW, de 10 kW e agora 12 kW. Foi ainda a primeira – e até agora única – fabricante a instalar uma solução completa de manufatura 4.0 numa empresa brasileira.

 “Esse sucesso é graças ao apoio e confiança de diversas empresas que consideramos parceiras e, me atrevo a dizer, até amigas. Citar nomes seria injusto, devido ao grande número de empresas que nos ajudam a alçar a liderança absoluta do mercado. Somos gratos a cada uma delas e aos seus proprietários pela confiança em nós depositada, e asseguramos estaremos comemorando muitos outros jubileus juntos”, declara o CEO da TRUMPF Brasil. E completa: “Neste momento, o nosso maior patrimônio também precisa ser lembrado, e agradeço a cada um dos colaboradores, representantes e parceiros, ainda na ativa ou não, pela sua participação nesta jornada de sucesso”.

 

Desempenho no mapa global

Fundada em 1923, na Alemanha, com sede em Ditzingen, o Grupo Trumpf é líder global em soluções de produção nos setores de máquinas-ferramenta e tecnologia laser. Com raízes profundamente fincadas em pesquisa e desenvolvimento, onde aplica em média 10% do seu faturamento anual, a empresa está impulsionando a conectividade digital na indústria de manufatura por meio de consultoria, plataforma e software.

Atualmente, a Trumpf possui três Smart Factories em operação no mundo, respectivamente em Chicago (EUA), Taicang (China) e Ditzingen (Alemanha). Projetadas como um ambiente de manufatura totalmente conectado, as Smart Factories produzem peças para máquinas Trumpf e também servem como um centro de demonstração – um lugar onde os clientes podem ver por si mesmos como funciona a fabricação de peças de chapas metálicas de forma eficiente.

No ano fiscal 2019/2020, encerrado em 30 de junho, o Grupo registrou cerca de 14.300 colaboradores e teve receita de vendas de 3,5 bilhões de euros. Com mais de 70 subsidiárias, a TRUMPF está representada em quase todos os países da Europa, América do Norte e do Sul e Ásia. Possui instalações de produção na Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Áustria, Suíça, Polônia, República Tcheca, EUA, México, China e Japão.

No Brasil, onde está presente há 40 anos, com sede em Barueri (SP), a empresa possui uma operação solidificada e com abrangência para prover assistência técnica a seus clientes em diferentes regiões, sendo responsável também em dar suporte às operações de serviços na América do Sul.  Entre funcionários, representantes e parceiros, a filial brasileira reúne aproximadamente 100 colaboradores, muitos dos quais com mais de 20 anos de atuação.

“O que explica esta longa permanência da Trumpf no Brasil é a tradição da empresa em investir nos países com potencial para a expansão dos seus negócios. O Brasil continua sendo um mercado relevante para a matriz. Estamos aqui para promover a modernização da indústria brasileira, trazendo soluções e inovação que ajudam o cliente a ter 2 vezes mais produtividade do que há 5 anos. Isso representa economia de insumos e de custos da produção. E vale para clientes de qualquer porte. Estamos prontos para ajudar o empresário brasileiro nessa jornada rumo ao futuro ”, finaliza Visetti.