A participação de 159 mil visitantes do Brasil e do Exterior e a estimativa de concretização de negócios ao redor de R$ 2,7 bilhões (volume 22% superior ao de 2017, quando foram realizadas vendas da ordem de R$ 2,2 bilhões), mais do que comprovar o sucesso da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola – Agrishow, tornaram histórica esta 25ª edição.
Os lançamentos e as mais de 800 marcas nacionais e internacionais distribuídas em 440 mil m² contribuíram para a grandiosidade do evento e a confirmação da Agrishow como a principal feira do setor na América Latina, terceira principal mostra de tecnologia agrícola do mundo e uma das maiores exposições a céu aberto do mundo.
Realizada de 30 de abril a 4 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a Agrishow teve na comercialização de máquinas e equipamentos para grãos, frutas e café o maior crescimento (25%), seguido de armazenagem (15%), irrigação (14%) e pecuária (8%). Entre os setores em exposição, destaque para agricultura de precisão; agricultura familiar; corretivos, fertilizantes, defensivos; equipamentos de segurança (EPI); ferramentas, implementos e máquinas agrícolas; máquinas para construção; peças, autopeças; pneus; pecuária; produção de biodiesel; sacarias e embalagens; sementes; software e hardware; telas, arames, cercas; válvulas, bombas; motores e veículos (aviões agrícolas, pick ups, caminhões e utilitários); além de bancos e instituições financeiras, com financiamento e seguro.
Presentes, também, as principais entidades do agronegócio no País, responsáveis pela realização do evento: ABIMAQ, Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB), e é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo.
Crescimento da área para 2019
No próximo ano, a Agrishow completa 25 anos e existência e acontecerá entre os dias 29 de abril a 03 de maio. As comemorações devem incluir a ampliação da área de exposição. E os motivos não se prendem também ao próprio protagonismo do agronegócio nacional no cenário mundial com a produção de alimentos, energia e fibras, assim como na Agricultura 4.0. Nesta condição – de acordo com informações do presidente da Agrishow 2018, Francisco Matturro – está a motivação para a perspectiva de crescimento físico do evento.
“O crescimento da área será viabilizado pela total integração entre o espaço destinado a Demonstrações de Campo e a exposição de máquinas e equipamentos. Desse modo, serão agregados diversos plots (lotes) aos 440 mil m², criando novas possibilidades para empresas das áreas de sementes, defensivos e fertilizantes, que poderão realizar experimentos com variadas culturas. Mas, a quantidade e o tamanho dos plots ainda estão em fase de definição”, sinaliza Matturro.
Como a principal vitrine do segmento na América Latina, a Agrishow é sinônimo de inovação também na forma como é organizada e realizada, mantendo as características do ambiente e atenta à sustentabilidade. Assim, como explicou o presidente do evento, “a área incorporada deve contribuir com o desenvolvimento da produção sustentável, pesquisa e desenvolvimento de novas culturas e tecnologias produtivas”.
Durante a Agrishow também aconteceram ações em prol do Hospital do Câncer de Barretos, que aproveitou o evento para anunciar seu novo nome: Hospital do Amor.
Rodada de negócios
Promovida pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), parceria entre a ABIMAQ e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a 19ª Rodada Internacional de Negócios ocorreu entre os dias 1 a 3 de maio, colocando frente a frente compradores (importadores, distribuidores e representantes procedentes da África do Sul, Etiópia, Irã, Nigéria, Peru, Quênia, Rússia, Tanzânia e Zimbábue) e fabricantes brasileiras de máquinas, implementos agrícolas, pecuária e equipamentos de irrigação.
No total, 16 compradores estrangeiros, durante três dias, reuniram-se com 60 empresas brasileiras, em uma ação de promoção comercial que resultou em cerca de 520 reuniões e mais de US$ 24 milhões, entre negócios fechados e futuros para os próximos 12 meses.
Modernização da economia brasileira: tema de palestra da ABIMAQ
A criação de condições capazes de favorecer o investimento – afinal, “o investimento de hoje é o crescimento de amanhã”– e a reivindicação por uma política industrial capaz de contribuir para a modernização da indústria brasileira e aumentar a produtividade da economia do País foram os assuntos que nortearam a palestra de José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, em 1º de maio, durante a Agrishow. Na ocasião, reivindicou abertura comercial capaz de inserir as indústrias brasileiras nas cadeias globais, eliminando os efeitos do “Custo Brasil” na competitividade.
Por sua vez, Pedro Estevão, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da ABIMAQ, especificou que a área agrícola tem necessidade de “financiamentos compatíveis com o retorno das empresas”.