Abrangendo 56 cidades, a atuação da Regional de Piracicaba da ABIMAQ teve início em 1999 e hoje congrega 236 associadas, sendo 180 fabricantes, 35 beneficiadores industriais e 21 empresas que se enquadram nas duas modalidades, ou seja, beneficiador industrial e fabricante.
Essa região pode ser definida como um polo estratégico no cenário econômico paulista, pois caracteriza-se por uma economia robusta e diversificada, com forte presença industrial (metalmecânica) e agrícola, mantendo, ainda, compromisso crescente com práticas sustentáveis.
A Regional tem como titular Erfides Bortolazzo Soares, vice-presidente da ABIMAQ, que define a Entidade como “pilar fundamental na representação e no desenvolvimento da indústria de máquinas e equipamentos no Brasil, e é nosso compromisso continuar a fortalecer este setor vital para a economia do País.”
Bortolazzo soma a essa condição, os benefícios que a adesão à ABIMAQ proporciona às empresas, a exemplo de “uma plataforma robusta para networking e colaboração, permitindo que empresas de diferentes portes e segmentos se conectem, troquem experiências e identifiquem oportunidades de negócios. Além disso, os associados têm acesso a uma ampla gama de serviços especializados, como consultorias técnicas e jurídicas, que auxiliam na solução de desafios específicos enfrentados pelas empresas.”
A promoção de diversos eventos, feiras e missões empresariais, que ampliam a visibilidade das empresas no mercado nacional e internacional, é lembrada pelo vice-presidente ao lado da “forte atuação da ABIMAQ na defesa dos interesses do setor junto a governos e instituições, influenciando políticas públicas que impactam diretamente o ambiente de negócios. Ser associado é ter uma voz ativa nas decisões que moldam o futuro da indústria de máquinas e equipamentos.”
Resumindo sua posição, Bortolazzo garante: “A ABIMAQ é muito mais do que uma associação empresarial. É uma comunidade comprometida com o crescimento sustentável e inovador do nosso setor”, e convida todos “a explorarem as vantagens de serem membros da ABIMAQ e a participarem ativamente das nossas atividades. Juntos, podemos alcançar novos patamares de excelência e competitividade.”
Atendimento regionalizado
Proximidade com as indústrias da região é uma meta obtida via atendimento personalizado, visitas, identificação de assuntos de interesse comum, devido, principalmente, a diversidades de setores representados. Eventos, reuniões, aproximação com os sindicatos e as associações regionais, parceria com prefeituras, centros de ensinos superiores, incubadoras tecnológicas para ações comuns são realizações usuais.
As empresas associadas via Regional Piracicaba demandam, em especial, informações geradas pelo Departamento de Competitividade, Economia e Estatística, que responde por 31,84% das solicitações. Consultoria Jurídica Trabalhista e Previdenciária, com 19,42%, fica em segundo lugar, seguida de perto pelo suporte em reuniões de Câmaras Setoriais (18,74%), pela emissão de Atestados de Exclusividade (16,76) e pelo fórum de Assuntos Trabalhistas (13,25%).