A Jungheinrich encerrou o primeiro trimestre do ano financeiro de 2021 de forma positiva, com evolução em todos os indicadores em comparação ao ano anterior, alguns de forma até significativa: apenas de janeiro a março de 2021, a receita da companhia atingiu os 959 milhões de euros. A entrada de pedidos, que inclui a venda de equipamentos novos, aluguel de curto prazo e equipamentos usados e pós-venda, atingiu os 1,32 mil milhões de euros em valor e as 46,1 mil unidades. O EBIT aumentou significativamente, principalmente devido à melhor utilização da capacidade nas fábricas.
A empresa também comemora o lançamento mundial de três empilhadeiras: EKS 215a, ERD 220i e ERE 225i.
Os resultados somados aos lançamentos levam a Jungheinrich a rever, para mais, sua previsão para 2021, situando-a em 4,2 mil milhões de euros (anteriormente, a previsão era entre 3,9 mil milhões a 4,1 mil milhões de euros).
EKS 215a – Essa empilhadeira destaca-se no mercado pelo chassi AGV totalmente novo e especialmente compacto. Com isso, a Jungheinrich conseguiu reduzir o espaço físico no piso da EKS 215a em 131 mm no comprimento e 85 mm na largura. A otimização dos sensores de segurança também propiciaram a sua característica compacta. Graças ao seu novo conceito de campo de proteção – os scanners de segurança são instalados debaixo do piso para evitar que sejam danificados e para poupar espaço.
Além disso, nove tipos de mastro permitem soluções individuais para cada aplicação e os garfos autoportantes aumentam a versatilidade quando se trata de manuseamento. “A nova EKS 215a é a resposta da Jungheinrich a numerosos pedidos de clientes relacionados às necessidades de espaço e possíveis utilizações. A empilhadeira é mais compacta, potente e fácil de utilizar do que todos os modelos anteriores”, explica Manuela Schmidbauer, gerente de produto responsável pela nova EKS 215a na Jungheinrich.
A nova EKS 215a utiliza tecnologia de 24-volts em vez de tecnologia de 48-volts. Isto resulta em uma economia de custos de até 30% no sistema energético. Os processos de carregamento são automatizados. Nova interface homem-máquina com tela sensível ao toque oferece opções adicionais para a interação entre o operador e a máquina AGV. Em caso de avarias, a máquina oferece uma descrição do problema em texto simples e recomendações específicas adicionais de ação. Isso permite que erros que, anteriormente, só podiam ser resolvidos por um técnico de serviço, sejam facilmente eliminados.
ERD 220i – Projetada para unir compacidade, segurança e ergonomia e, assim, permitir uma utilização flexível no armazém, bem como na carga e na descarga de mercadorias. Trata-se de uma empilhadeira elétrica patolada com plataforma fixa para dois paletes simultâneos, a ERD 220i é 30 cm menor do que o modelo anterior, a Jungheinrich apostou em um novo conceito de baterias de íons de lítio. A mudança resulta em uma redução de espaço de cerca de 25%. Mais compacta, seu raio de manobra foi reduzido para 1.985 mm, o que permite a otimização dos corredores.
A equipe de engenharia melhorou a distribuição do peso da ERD 220i por meio da disposição balanceada de duas baterias de íon-lítio. Isso trouxe evolução aos parâmetros de condução, o que é evidente na aceleração e permite velocidades de condução de até 14 km/h. No entanto, o equipamento conta com uma tecnologia de redução automática de velocidade em caso de necessidade.
O espaço economizado permite também oferecer o equipamento em duas versões de plataforma. Ambas têm painéis de proteção laterais fixos em três lados e permitem uma condução segura e uma posição confortável. Este equipamento conta com os reforços lateral e traseiro da plataforma, abaixo da cintura do operador, permitindo a sua proteção em caso de embate com algum obstáculo.
Carregar e descarregar mercadorias é uma das operações intralogísticas mais complicadas, tanto para o homem quanto para a máquina. Por este motivo, a Jungheinrich desenvolveu várias características para que a empilhadeira ERD 220i ofereça mais segurança, conforto e ergonomia, o que também permite mais produtividade.
A ERD 220i também reduz a velocidade a um tempo definido pelo cliente para que o operador seja capaz de ultrapassar o limite entre o caminhão e o armazém sem colocar tensão desnecessária nas costas. Uma suspensão intuitiva ajustável e dependente do peso na ERD 220i também ajuda a facilitar o deslocamento vigoroso em rampas na parte traseira. A luz LED “Floor Spot” foi totalmente integrada na parede lateral como um item de segurança que pode ser encomendado. Ela aumenta a visibilidade da máquina nas suas viagens de transporte no armazém.
O volante smartPILOT, já conhecido da Jungheinrich ERC, agora está na nova ERD 220i. Isso permite o controle intuitivo de todas as funções da empilhadeira com apenas uma mão, já que vem com a opção de centralização automática do volante e, agora, ajustável em altura como padrão. A interface do carregador assegura a ligação direta da empilhadeira a recargas rápidas. O carregador integrado é um opcional que permite realizar a carga em qualquer tomada, o que oferece ainda mais flexibilidade.
A nova versão com mastro de elevação permite que a ERD 220i seja usada de forma ainda mais ampla no futuro e, além de carga e descarga, também possa ser usada para empilhamento. Um novo mastro de elevação triplo oferece a altura de plataforma mais alta de uma empilhadeira neste segmento, de 3,76 metros. A altura do mastro de elevação é tão compacta que a máquina pode ser usada sem problemas para descarregar as mercadorias dentro do container do caminhão . A ERD 220i também pode ser utilizada para transportar e elevar dois paletes ao mesmo tempo. A inovação oferece ganhos de eficiência significativos, especialmente na carga e descarga de mercadorias.
ERE 225i – Baseada na plataforma fixa da empilhadeira patolada ERD 220i, a Jungheinrich lança a transpaleteira elétrica com bateria de lítio integrada, a ERE 225i – transpaleteira elétrica. Ainda mais compacta do que a ERD 220i, ela é ideal para operações sem tarefas de empilhamento. Ao eliminar o mastro de elevação e retirar a bandeja da bateria anterior, o operador da ERE 225i fica muito mais próximo dos garfos, o que melhora a visão das mercadorias e dos próprios garfos. Isso também melhora significativamente a visão geral durante o processo de trabalho, o que torna a direção mais intuitiva e segura.