Rio Oil & Gas 2018 inovou e cresceu

Realizada de 24 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro, a 18ª edição da Rio Oil & Gas recebeu mais de 42.200 pessoas de 76 países, público 25% superior ao registrado em 2016, somou 33 patrocinadores e 480 marcas expositoras distribuídas em área de 39 mil m².

A Rio Oil & Gas ampliou o formato multiplataforma do evento, sendo palco para 10 eventos paralelos com temas transversais importantes para a indústria: a Oil & Gas TechWeek, a Arena de Sustentabilidade e SMS, a Arena Valor do Conhecimento, o Fórum de Certificação, o Fórum de Descomissionamento, Fórum Dowsntream, Fórum Onshore, Jantar com CEOs e Profissional do Futuro, que contribuíram para que o evento passasse da marca de mil apresentações de conteúdo.

O Congresso também bateu recorde em número de congressistas – 5 mil – e contou com 200 palestrantes e mais de 600 trabalhos técnicos apresentados, nove plenárias e 34 sessões especiais, com um bloco inteiro dedicado às tecnologias digitais e à introdução da questão da diversidade de gênero na indústria.

As novidades foram além, com a criação, por exemplo, da Think Energy, publicação exclusiva do evento que dialogou com os temas mais importantes do momento, com um conteúdo pensado para refletir sobre o presente e o futuro do setor de óleo e gás. Para isso, a revista trouxe especialistas para abordarem pontos de vista diversos sobre questões cruciais para o setor. Já o Petroleum Club, patrocinado pelo Santander, foi um espaço exclusivo na área de exposição da Rio Oil & Gas, dedicado ao networking qualificado com as lideranças presentes no evento.

O programa de Visitação Estratégica foi outra inovação. Ao todo, a feira recebeu 285 visitantes estratégicos, incluindo delegações de países como Canadá, Itália, Malásia, Rússia, França, Alemanha, Moçambique, Holanda, entre outros. Eles foram recebidos por consultores contratados pelo IBP, que ministraram palestra sobre as oportunidades que o Brasil oferece e conduziram os visitantes em visitas guiadas pela exposição.