Rio Verde terá novo terminal de fertilizantes, com investimento de R$ 150 milhões

Parceria comercial entre a Andali S/A – especializada na mistura, industrialização, armazenagem e no carregamento de nutrientes agrícolas – e a operadora de ferrovias Rumo prevê investimento de R$ 150 milhões na construção de um terminal de transbordo ferroviário e uma misturadora em Rio Verde (GO), incluindo movimentação de fertilizantes a partir do Porto de Santos até Goiás. O empreendimento – que entra em operação no primeiro semestre de 2022 – amplia a capacidade operacional da Andali na região Centro-Oeste, reduzindo custos na cadeia de fertilizantes e gerando avanços na logística do agronegócio brasileiro.

O montante investido pela Andali no projeto compreende: sede e sítios industriais, estrutura de armazenamento e equipamento de mistura para blends. “O terminal é um passo importante nesta parceria para desenvolvermos um eficiente ponto de movimentação de fertilizantes na região”, diz o vice-presidente comercial da Rumo, Pedro Palma. “O apoio da prefeitura de Rio Verde no desenvolvimento do projeto tem sido fundamental para que tenhamos aqui o principal terminal desse tipo de carga ao longo da Malha Central”. A cidade foi escolhida pela sua posição geográfica estratégica na rota do agronegócio. Rio Verde será o principal polo de escoamento de grãos, insumos e fertilizantes, atendendo toda a região, além de contar com mão de obra especializada.


O local escolhido para a construção do terminal de fertilizantes foi o complexo Rodoferroviário de Rio Verde. Esse terminal oferece complementaridade ao terminal de grãos, também instalado no local, oferecendo uma solução logística mais competitiva para as regiões de influência.