Um robô que se desloca sozinho, desviando de obstáculos, escaneando a área ao seu redor, com um tablet no lugar da cabeça, que responde perguntas, dá instruções e ainda consegue ativar recursos de um trator real, como luzes, ar-condicionado ou faróis é realidade e tem nome: M.A.I.A para Case IH e GUIA para New Holland. Diferencial importante é que, ao invés da internet, o robô faz uso de inteligência artificial generativa offline
Mais sustentável, dispensando a utilização de grandes servidores que demandam grande consumo energético, é fácil de transportar e configurar, e permite convergência de tecnologias. Ele foi desenvolvido pela CNH, responsável pelas marcas agrícolas Case IH e New Holland, em parceria com as startups Human Robotics e Mr. Turing, a interação direta da IA com componentes de máquinas permitir, ainda, exibir um checklist detalhado de procedimentos de segurança e manutenção, entre outras aplicações.
A tecnologia está em etapa de prova conceito e a expectativa é que seja utilizada para outras aplicações, inclusive comerciais, tais como checklist automático de componentes eletrônicos e funcionalidades de monitoramento e processamento de dados, tais como existem hoje no Control Room.
História
O processo de desenvolvimento da M.A.I.A/GUIA surgiu da identificação pela equipe da CNH de um problema real sentido pelos operadores de máquina no campo: muitos manuais de tratores como o T8 e o Magnum chegam a somar mais de 1.500 páginas. Cada avanço tecnológico embarcado, tornava o trabalho do operador mais complexo – e o acesso à informação mais difícil. Foi aí que a equipe multidisciplinar de CX e Gestão do Conhecimento resolveu usar a inteligência artificial para tornar essa informação mais simples e disponível.
Em 2023, a CNH levou para a Agrishow prova de conceito que permitia o operador perguntar e era respondido pela inteligência artificial, fazendo uso da Alexa. A inovação fez sucesso, mas tinha uma oportunidade de aprimoramento técnico: a restrição da tecnologia, que só obedecia a comandos específicos.
Em 2024, a empresa adotou uma abordagem própria que foi batizada de M.A.I.A/GUIA, garantindo uma experiência limpa, segura e relevante. No entanto, outra barreira apareceu: a latência da rede. No campo e até mesmo na Agrishow, a qualidade da internet comprometia a experiência. Foi assim que, neste ano, a empresa começou a trabalhar na tecnologia offline, que garantiu uma tecnologia sustentável, segura e com atendimento humano.
A jornalista Katia Penteado, da Public Projetos Editoriais, agência responsável pela revista Máquinas & Equipamentos, pelo Anuário ABIMAQ e pelo Panorama Brasil Agronegócio, entre outras publicações, esteve presente à Agrishow 2025 a convite de algumas empresas participantes.