Para auxiliar ainda mais o aplicador de rolamentos industriais, a NTN – tradicional fabricante e desenvolvedora mundial de novas tecnologias para este item – desenvolveu uma série de dicas, complementando as informações na hora de fazer a instalação ou manutenção.
As dicas são constantemente atualizadas e podem ser encontradas nas redes sociais da empresa, como Facebook, Instagram cadastrada como @ntnrolamentosbrasil e no Linkedin como @ntnrolamentosdobrasil, para facilitar o acesso de todos.
Já são quatro dicas disponíveis, mas ainda virão muitas outras. As publicadas foram:
Dica 001 – Cementação: A cementação é um processo para aumentar o desempenho do aço que torna a superfície do material mais dura e resistente ao desgaste, mantendo o núcleo tenaz, diminuindo a chance de propagar trincas. Esse tratamento melhora o desempenho em aplicações com choques e impactos, bem como em ambientes contaminados além de diminuir o risco de trincas dos anéis e rolos, que danificam outros componentes como engrenagens, etc. Todos os rolamentos da marca BOWER tem esse tratamento como padrão!
Dica 002 – Reposição de TRB´s – Capa e Cone: Misturar os componentes do TRB – cone (base) e a capa (anel externo) – pode trazer problemas para a linha de produção. Compor um rolamento com itens de fabricantes diferentes pode levar a potenciais falhas de rolamentos e paradas não programadas. Isso porque a mistura de componentes de origens distintas pode apresentar:
– Incompatibilidade dos perfis internos do rolamento;
– Inconsistências de largura geral do rolamento devido a diferenças de tolerância;
– Diferenças nas capacidades de carga;
– Variações de acabamentos superficiais devido a diferentes processos de fabricação;
– Variações na qualidade e pureza dos aços devido a padrões de qualidade distintos.
Ao repor rolamentos do tipo capa cone, dê preferência para substituir todo o conjunto, mesmo que à primeira vista um componente pareça em bom estado. Somente com ambas as partes novas é possível alcançar a máxima expectativa de vida útil. A NTN conta ainda com uma linha de ferramentas especiais para auxiliar a desmontagem desses componentes, incluindo a capa.
Dica 003 – Lubrificação do rolamento: A lubrificação do rolamento no momento da instalação pode ser por graxa ou óleo e é fundamental para reduzir atrito e evitar o desgaste prematuro. Como outros benefícios, pode dissipar calor (óleo) ou auxiliar na proteção à contaminantes (graxa). A graxa é a mais usual, pois é fácil de manipular e requer um simples dispositivo para mantê-la no rolamento.
CUIDADO: GRAXA A MENOS leva o contato metal-metal nas partes ativas (pista, esferas/rolos, gaiola), gerando desgaste e picos de temperatura. GRAXA EM EXCESSO pode causar aumento da temperatura, podendo alterar suas propriedades, como a separação entre óleo base e o espessante, levando ao vazamento deste óleo e causando consequentemente a ineficiência de lubrificação, degradação da graxa e travamento do rolamento.
Como regra geral, a empresa recomenda preencher o espaço vazio do rolamento de 30 a 40% com graxa e para os alojamentos, de 30 a 60%
Dica 004 – Montagem do rolamento: Quando não se observa a escolha correta dos apoios durante a montagem, a vida útil do rolamento pode ser drasticamente reduzida. Sempre que possível, os anéis que recebem a interferência de encaixe, devem ser apoiados durante a montagem do rolamento.
Quando não se observa essa regra, danos permanentes nas pistas podem acarretar em falha prematura do rolamento. Ao utilizar dispositivos adequados, além de prolongar a vida útil do rolamento, o trabalho se torna mais eficiente, poupando esforço e aumentando a segurança do trabalho.
E-shop para o mercado industrial
A empresa também atualizou recentemente o seu e-shop para o mercado industrial, oferecendo acesso a todos os itens relacionados a rolamentos industriais, além de todas as fichas técnicas de cada produto, com fotos reais, aplicações e números NTN.
O novo e-shop NTN disponibiliza informações sobre a linha completa de rolamentos de esferas, de rolos e de alta precisão, mancais bipartidos e auto alinháveis além de guias lineares e acessórios para máquinas e muitas outras informações para não deixar dúvidas na hora da consulta.
O sistema proporciona aos distribuidores cadastrados maior agilidade na busca por item, permitindo efetuar pedidos de forma eletrônica, checar o estoque tanto no Brasil quanto na França e cotações de itens especiais. Para instalar o novo E-shop da NTN basta clicar aqui.