“O Movimento é inerente à Vida”, afirma o engenheiro Camilo Adas, presidente do Conselho da SAE BRASIL, ao falar das transformações que tem conduzido. Há 35 anos no mercado automotivo nacional e internacional, o executivo define o propósito da entidade: “Somos a Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira, e as transformações que operamos nos últimos meses mostram uma revitalização cujo alicerce é o capital intelectual dos nossos associados”.
Camilo explica que esse propósito expressa a união de pessoas que percebem o movimento como algo fundamental à vida, que acolhe a todos os que se interessam na socialização do conhecimento sobre tecnologias que impulsionam o progresso sustentável da economia, e que estão cientes da necessidade de a mobilidade brasileira ser protagonista no cenário global.
A matriz de conhecimento da SAE BRASIL se constitui de 22 novos pilares temáticos geridos por especialistas,voluntários com formação acadêmica robusta e consagrada experiência profissional. Valoriza a intermodalidade entre os modais tradicionais Urbano, Rodoviário, Aéreo, Ferroviário e Naval e, ao mesmo tempo, traz propostas inovadoras.
Entre elas a de posicionar os setores Agro e da Mineração como fontes de inovação tecnológica nacional e internacional, integrantes da complexa malha logística de um País continental, e não simplesmente como commodities. Alinha-se também a essa nova ótica a relevância dada ao ser humano na matriz de conhecimento, materializada na mentoria Mobilidade Humana, focada no movimento, motorizado ou não, e também em cidades acessíveis, inteligentes e conectadas.
Sobre formas de propulsão que viabilizam o movimento, a nova SAE aposta na complementaridade das alternativas a Combustão (fóssil ou renovável), movidas a Eletricidade e Hidrogênio, as quais se integram na matriz de conhecimento ao lado de disciplinas capazes de oferecer suporte tecnológico para avanços em cada aplicação, como Conectividade, Engenharia Avançada, e Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. Os Sistemas Autônomos e a Digitalização também estão presentes nessa matriz, representada visualmente por uma colmeia em que todos cooperam mutuamente para a criação de conhecimento em crescimento espiral.
A construção desta nova SAE se fundamenta nos pilares temáticos Sustentabilidade Circular e Educação para Mobilidade, na inclusão de gênero e nos jovens, representados em duas novas mentorias – a SAE Mulheres (equidade e equilíbrio na participação e visão feminina e diversidade) e a SAE Jovem (com foco nos profissionais da mobilidade do futuro). Outras novas mentorias se somam para a expansão da criatividade na comunicação: Design da Mobilidade e Cine SAE (a vida em movimento) que completam a base ecossistêmica de conteúdo da nova SAE BRASIL.
Todo esse capital intelectual em contínua evolução retrata a visão holística da gestão atual, que acredita na pluralidade e na inclusão para o desenvolvimento sustentável da sociedade e o fortalecimento das economias. A criação da mentoria SAE Mulheres e a recente assinatura pela SAE BRASIL do termo de adesão aos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres estabelecidos pela ONU, corroboram esse posicionamento.
“O isolamento por conta da pandemia nos fez perceber de forma mais intensa a exclusão social, a importância da mobilidade sustentável e da conectividade para a nossa própria sobrevivência e das próximas gerações, conduzindo-nos ao debate de novas temáticas para o presente e o futuro. Mais do que gerar conhecimento, a nova SAE BRASIL tem por objetivo a efetivação de projetos estruturantes para dar suporte às definições estratégicas para a mobilidade brasileira”, destaca Camilo Adas.
O presidente da SAE BRASIL aponta para a forte tendência de o mercado caminhar para a eletrificação em suas diversas formas, e enfatiza que o Brasil também precisa se desenvolver na utilização do hidrogênio, considerado mundialmente como importante solução para conter as emissões veiculares.
A relevância que a nova SAE vê na propulsão a hidrogênio motivou o lançamento este ano, às universidades brasileiras, do SAE BRASIL& BALLARD STUDENT H2CHALLENGE, primeiro desafio estudantil do mundo para a construção de veículos movidos a hidrogênio. Em primeira versão no formato digital, o evento entrará em 2021 para o rol de competições dos Programas Estudantis da instituição, ao lado da Fórmula SAE, do Baja e do AeroDesign.
Ainda no âmbito da eficiência energética, Camilo salienta a importância do foco no desenvolvimento de soluções locais, como os combustíveis renováveis, e cita o exemplo do uso combustível de óleos vegetais hidrogenados (HVO), que trazem benefícios imediatos na redução de CO2 sem impactos na infraestrutura existente de distribuição.
“Estamos fazendo um movimento que revitaliza a percepção de valor da SAE BRASIL, baseado na inclusão, no conhecimento e no olhar para uma mobilidade que integre seres humanos e máquinas com harmonia, conforto e viabilidade econômica sustentável. Algo que motive o indivíduo a socializar conhecimento e a ser protagonista de uma instituição que É a Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”, diz Camilo Adas.