Setor de máquinas e equipamentos expõe soluções para Manufatura Avançada

Em um momento de indicadores positivos, acontece a FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, mostrando lançamentos e novas tecnologias, comprovando a força de um setor que conta com mais de 7.500 empresas em todo o País.

A FEIMEC, nesta segunda edição, é o ambiente escolhido por mais de 900 marcas nacionais e internacionais que atendem os diversos segmentos industriais. Desse modo, o evento consolida-se como a feira mais importante e mais completa para a indústria de máquinas e equipamentos na América Latina, comenta Mauricio Lopes, coordenador da comissão dos expositores.

Entre os dias 24 e 28 de abril, no São Paulo Expo, em área de exposição com 54 mil metros quadrados, acontece a Demonstração de Manufatura Avançada que apresenta tecnologias da Indústria 4.0 e é desenvolvida extensa programação de conteúdo e experiências, realizada em parceria com empresas, universidades e associações. Espaço também contará com Cluster de Tecnologias Indústria 4.0.

São palestras, workshops, seminários focados no desenvolvimento comercial, tecnológico e profissional do setor, levando conhecimento e informação aos visitantes. Afinal, a Feimec tem como objetivo apresentar em primeira mão o que há de mais avançado no mundo em termos de máquinas e equipamentos, criando um ambiente favorável à realização de networking e negócios, assim como de construção e difusão do conhecimento.

Iniciativa da ABIMAQ, com apoio de 63 entidades setoriais, a FEIMEC é promovida e organizada pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo.

Diversidade

A abrangência dos segmentos representados na feira possibilita que empresários dos mais diferentes segmentos industriais deem início a projetos de modernização e ampliação de suas plantas para atender às novas demandas provocadas pela recuperação da economia brasileira. Entre os muitos lançamentos da FEIMEC estão máquinas e equipamentos para todo tipo de indústria, soluções para automação, controle e medição, ferramentas e dispositivos, solda e tratamentos de superfícies, máquinas-ferramenta, motores, acoplamentos, redutores e engrenagens, e equipamentos para tratamento ambiental.

Ações bem-sucedidas na primeira edição da FEIMEC retornam para incentivar os negócios e a atualização profissional do setor. É o caso do Demonstrador de Manufatura Avançada, que fez sua estreia no Brasil com exclusividade na feira em 2016. Neste ano, realizado pela ABIMAQ e o Senai-SP, o estande do Demonstrador dá oportunidade ao público de participar de apresentações guiadas junto à linha de produção, onde estão as empresas Balluff, Beckhoff, Bosch Rexroth, Dassault Systèmes, Furukawa, KUKA, Metalwork, Schneider, Sick, SKA e Totvs – PPI-Multitask, além da startup Automatsmart e do patrocínio da Schuler.

Da primeira realização até hoje, o Demonstrador de Manufatura Avançada evoluiu e, na FEIMEC 2018, será composto pela linha de produção propriamente dita, um cockpit, com os sistemas de controle e gestão do processo produtivo, e o Cluster de Tecnologia 4.0, espaço direcionado a vivências, pelo público, das tecnologias no conceito da Manufatura Avançada.

Eventos paralelos

A FEIMEC é um espaço para geração de negócios em âmbito nacional e internacional e, também, de troca de experiência e geração de conhecimento. Para atender esses objetivos, são realizados eventos paralelos, em áreas especiais dentro do próprio pavilhão onde acontece a exposição.

Para facilitar o diálogo de empresas brasileiras com o mercado Externo, faz parte da programação dos dias 25 e 26 de abril, a realização da 2ª Rodada Internacional de Negócios, que prevê reuniões entre empresários brasileiros e estrangeiros. Os encontros contarão com compradores vindos especialmente para este evento de países como África do Sul, Argentina, Chile, México, Peru e Rússia. Do Brasil, há mais de 40 empresas do setor inscritas.

A Rodada de Negócios é realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o apoio ABIMAQ e integra o Programa Brazil Machinery Solutions, fruto da parceria entre as duas instituições com vistas à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade.

Palestras

A grade de palestras inclui o Simpósio Internacional de Excelência em Produção, promovido em parceria com a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil), que neste ano tem como tema “Big Data Brasil: digitalizando competitividade”; o Workshop “Produtividade em Soldagem”, organizado pela AWS (American Welding Society) com participação do SENAI; e o Fórum “Rede de Manufatura Mecânica”, realizado pela Fundação Certi, uma das referências em pesquisa, desenvolvimento e inovação para a iniciativa privada, governo e terceiro setor.

O Simpósio da VDI-Brasil acontece no dia 24 de abril e inclui painéis de discussão de casos de aplicação real do Big Data em setores estratégicos, como Química e Farma, Alimentos e Embalagens e Indústria Metalomecânica. As apresentações serão feitas por especialistas da indústria e de universidades, selecionados pelo VDI-Cluster Digitalização na Indústria.

Três keynote-speakers estão confirmados: o professor Dr. Hans-Jörg Bullinger, senador da Sociedade Fraunhofer, que entre 2002 e 2012 ocupou o cargo de presidente da instituição e foi conselheiro dos chanceleres alemães Gerhard Schröder e Angela Merkel; o professor Dr. Jorge Arbache, secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, professor de Economia na Universidade de Brasília e membro do Conselho de Diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e Tim Shinbara, vice-presidente da AMT – Association For Manufacturing Technology.

No dia 26, acontece o Fórum da RP2M: Revolução 4.0, constituído por duas mesas redondas sobre integração entre demanda e oferta de serviços tecnológicos sob os conceitos da Indústria 4.0. Enquanto a primeira parte tem como tema as diretrizes para a criação de um “Laboratório 4.0” e a integração dos fornecedores de serviços tecnológico à cadeia de valor no novo paradigma industrial; a outra mesa redonda trata principalmente da operação e do financiamento, dos modelos de cooperação e da integração de empresas, instituições e governo para a implantação da Indústria 4.0.

Com participação gratuita aos visitantes da FEIMEC 2018, o Fórum é uma realização da RP2M, uma das redes constituídas por iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Novidades

Esta edição também traz como novidades o Parque das Ideias e o Sebrae Móvel.

O Parque de Ideias é realizado em conjunto com as mais importantes universidades brasileiras ligadas à indústria: USP, ITA, FAAP e FEI entre elas. Nesse espaço, acontece a exposição de projetos das universidades e a realização de palestras técnicas.

Já o Sebrae Móvel, uma van equipada para atendimento a interessados nos serviços do Sebrae, estará estacionada no pavilhão da feira, e os especialistas oferecerão aos visitantes diagnóstico gratuito de suas empresas e plano de ação para melhoria dos negócios.