Durante a Agrihsow, a ConectarAGRO – lançada em 2019 e agora uma associação que visa a fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil – apresentou diversas novidades. Uma das principais tem relação com o tema central do estande -“O Agro conectado é mais produtivo” – e consiste em versão beta de um simulador inédito, em versão beta com a função de quantificar o impacto na performance (redução de custo x aumento de produtividade) de uma fazenda conectada, afinal, como reforça Gregory Riordan – seu presidente, “com uma gestão eficiente da irrigação de uma fazenda é possível ter uma redução de até 30% no gasto mensal de energia”.
A ferramenta é gratuita e tem como objetivo tangibilizar, de forma completa, a economia promovida pela conectividade ao produtor rural. O Simulador ConectarAGRO está disponível em versão beta neste site.
A ConectarAGRO
Antes de se tornar uma associação formalizada, a ConectarAGRO auxiliou a promover a conectividade, via banda larga 4G, para mais de 7 milhões de hectares de áreas rurais e remotas no Brasil, beneficiando mais de 600 mil pessoas, 220 cidades, oito estados e mais de 25 mil quilômetros de estradas e rodovias. O objetivo é solução de conectividade aberta, simples e acessível – o 4G LTE, na frequência de 700 MHz.
A Associação também colaborou para a cobertura de mais de 15 milhões de hectares com o padrão Narrow Band IoT (NB-IoT) – habilitadora de soluções de Internet das Coisas. O NB-IoT é necessário para conectar máquinas e sensores, ferramentas importantes para o desenvolvimento do agronegócio, com a capacidade de consumir menos bateria.
Como resultado do esforço de várias empresas e com o objetivo de expandir sua atuação, durante a Agrishow, a associação anunciou o apoio de 20 novas companhias, que se unem às oito fundadoras – AGCO, Bayer – Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble – totalizando 33 membros focados em promover a expansão do acesso à internet nas mais diversas regiões agrícolas e remotas de todo o Brasil.
“Os novos integrantes poderão contribuir positivamente para a conectividade e outras soluções importantes que irão compor o ecossistema no meio rural, trazendo novas alternativas para aumentar a eficiência, a produtividade, o controle de custos e a melhoria contínua da operação”, reforça Riodan.
Nova gestão
Após dois anos de mandato de Gregory Riordan, a Associação agora tem uma nova presidente: Ana Helena de Andrade, que antes ocupava o posto de líder do Comitê Institucional. A gestão que toma posse tem como um dos principais objetivos intensificar a atuação junto ao Governos Federal e Estaduais em várias frentes, bem como demonstrar os benefícios da conectividade rural, por meio de fatos e dados.
“Foram dois anos aprendendo dia após dia que a conectividade muda a vida das pessoas. O agro estar conectado possibilita transformar a eficácia do setor, promovendo inclusão digital e integração logística nas vias de transporte. Assim, alavancando outros mercados cujas atividades estão em áreas remotas. Sigo participando ativamente da associação, como vice-presidente, e desejo uma ótima gestão para Ana Helena”, diz Gregory Riordan.
“É uma honra ter sido eleita para assumir a presidência da ConectarAGRO. Um dos grandes diferenciais da Associação é a diversidade das empresas integrantes, que têm um objetivo em comum: conectar máquinas, coisas e pessoas. Para o ano de 2022 temos a meta de ajudar a levar conectividade para 13 milhões de hectares, incluindo projetos com cooperativas,” comenta Ana Helena de Andrade.