Sistema de filtragem de óleo: item indispensável nem sempre valorizado

O cuidado com a lubrificação vai além da escolha do óleo quando a aplicação é como fluido de corte em operações de usinagem, retificação, polimento, brunimento, lapidação etc. Nestes casos, a filtragem e a refrigeração são essenciais para assegurar a qualidade na fabricação das ferramentas, bem como estender a vida útil do óleo, rebolos e máquinas.

Como destaca Adriana Soldi – gerente de Negócios na América do Sul da Transor Filter, empresa fabricante do Sistema de Filtragem a Um Mícron Transor – “além de proteger as máquinas do pó abrasivo e acumulativo do metal duro e outros metais que são extremamente nocivos aos pesos, fusos e outras peças das CNC, o óleo filtrado e refrigerado permite que o ambiente de usinagem seja limpo, previsível e consistente, aumentando significativamente a produtividade geral”.

No caso específico dos produtos da Transor Filter, Soldi enfatiza que, “comprovadamente, garantem reduções de tempos de ciclos de até 50%; maior vida útil das máquinas, dos rebolos e do óleo; redução com manutenções gerais; melhor acabamento e precisão das ferramentas; facilidade de reciclagem e aumento do valor comercial da borra do metal duro; e benefícios com o meio-ambiente por não depender de meios consumíveis, uma vez que os elementos filtrantes do Sistema são autolimpantes”.

Três exemplos apresentados por ela durante o terceiro webinar da série demonstram suas afirmações.

A Hurth Infer – especializada em produção, recondicionamento e reforma, entre outros serviços, de brochas cilíndricas e planas, dispositivos para brochamento, ferramentas rotativas especiais em metal duro e aço rápido e fabricação de máquinas brochadeiras – obteve 70% de redução de máquinas paradas por manutenção; 80% de redução de quebras de ferramentas que tinham de ser descartadas; 50% de melhoria na dressagem dos rebolos; 50% de melhoria na velocidade de avanço da retífica de blanks, além de consequente aumento da produtividade.

No caso da gaúcha Franzoi Ferramentas, dedicada à produção e à comercialização de ferramentas de corte para o setor madeireiro e moveleiro, foram registrados 20% de ganhos na velocidade de afiação por máquina; eliminação de 120 horas por mês anteriormente gastas para limpeza das máquinas, tempo este que pôde ser direcionado para produção; eliminação de 5 horas por semana anteriormente gastas para processos de dressagem de rebolos e hoje também direcionadas para produção. Os benefícios englobaram, ainda, aumento de 100% no valor da borra do metal duro vendido para reciclagem.

A Tamaru Ferramentas, por sua vez, apresentou à Transor Filter um cenário problemático. “A empresa utilizava filtro de manta que era ineficaz e, por isso, perdia horas e produtividade limpando as máquinas e descartando grandes quantidades de óleo, além de ter altos custos com manutenção geral e nos rolamentos dos eixos das CNC, devido à falta de eficiente filtragem de óleo”, descreve Soldi.

Com a solução Transor implementada, essa fabricante de produtos destinados à usinagem em geral, como ferramentas de corte, fluidos de alta tecnologia e instrumentos de medição, praticamente de imediato computou redução do tempo de máquinas paradas para manutenção e dos custos decorrentes dessa atividade; eliminação total do descarte do óleo; melhor acabamento das peças; maior vida útil dos rebolos; controle de temperatura constante do óleo e aumento do valor comercial da borra do metal duro.