O sistema de telemetria é uma realidade cada vez mais tecnológica e integrada no dia a dia das empresas e indústrias. Mais do que nunca, a integração e a gestão remota de dados são cruciais na redução de custos e no aumento de produtividade, além de ajudar a mitigar eventual risco de acidentes. Conectada com os rumos da indústria 4.0 e a evolução da Inteligência Artificial, a Yale® Brasil traz ao mercado a solução Yale Vision que fornece uma visão completa das operações diárias das frotas (24hs/7) em três níveis de acesso.
Com o módulo de telemetria Yale Vision, é possível visualizar a frota de empilhadeiras de onde a pessoa estiver, já que ele se comunica de forma segura por meio de conexão wireless através de um dispositivo conectado a internet, como o celular. O controle de dados é feito por um painel personalizado que gerencia a análise de dados, fornecendo informações e relatórios claros, concisos e interativos para avaliação de desempenho e eficiência da frota e do operador. Além disso, ainda é possível configurar notificações por e-mail e assim obter informações imediatas sobre impactos nas máquinas, falhas na lista de verificação OSHA, além de diagnosticar códigos de problemas.
Esse sistema de gestão remota otimiza e proporciona eficiência no processo da intralogística, ao possibilitar o gerenciamento de custos e fortalecimento da produtividade, tornando, consequentemente, a operação mais segura e confortável.
De acordo com Renato Arena, Gerente Nacional de Serviços da Yale® Brasil, a tecnologia embarcada está evoluindo muito rapidamente e o mercado está atento aos inúmeros benefícios que uma ferramenta como essa pode proporcionar ao processo logístico. “É importante que as soluções permitam extrair todos os dados disponíveis, desta forma a análise será completa e as decisões mais assertivas”, ressalta Arena.
Parâmetros
Os três níveis de acesso da Yale Vision parametrizam monitoramento, acesso e verificação, personalizando a gestão da frota.
No nível 1 do sistema é possível, no monitoramento, acessar vários dados da frota com medição do horímetro e, com o uso do rastreador realizar o rastreamento de código de falhas. Sendo que no nível 1, são emitidos alertas via e-mail sempre que o impacto exceder a força G pré-estabelecida. No que diz respeito aos custos, como por exemplo, aquisição, manutenção, operador, estes podem ser visualizados por hora, dia, mês ou ano , além da a localização de seus equipamentos pode ser visualizada em tempo real com o recurso GPS da telemetria Yale Vision. Importante ressaltar, que mesmo no nível 1 do sistema pode-se contar com o plano de manutenção preventiva personalizado, onde é possível selecionar e ver os tipos de serviços, definir seus intervalos, além de fazer previsões.
O nível 2 do sistema, além do referido monitoramento, permite o controle da operação das empilhadeiras, evitando que um operador não autorizado utilize determinada empilhadeira, sem treinamento adequado. Outro item deste nível do sistema é o desligamento automático do motor quando a empilhadeira ficar sem movimentação por um determinado período pré-ajustado, o que além de gerar economia coloca a empresa em conformidade com programas de gerenciamento na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Já o nível 3 inclui, além dos recursos dos níveis 1 e 2 anteriormente destacados (monitoramento e acesso), apresenta mais um recurso que é a lista de verificação possibilitando ao operador a realização do checklist da empilhadeira. Neste caso é possível realizar a lista de verificação obrigatória da OSHA (Occupational Safety and Health Administration) de forma automática, sem uso de papel e caneta. A Norma OSHA requer que todas as empilhadeiras sejam examinadas pelo menos uma vez diariamente antes de iniciarem suas atividades.
Sustentabilidade
O cenário atual mostra uma preocupação das empresas e indústrias com o desenvolvimento sustentável. Assim, ter atenção com o aspecto sustentável dos negócios, além dos impactos ambientais e sociais pode determinar o futuro da empresa e até mesmo do meio ambiente. Dessa forma, com a necessidade de analisar o custo que as ações sustentáveis terão para as empresas e indústrias, estas cada vez mais trabalham para reduzir a emissão de gases poluentes e o sistema embarcado (telemetria) tem sido um grande parceiro nesse processo.
Sendo assim, soluções com desligamento automático de equipamentos sem movimentação por longos períodos, além da diminuição de utilização de papel e caneta mediante a utilização de checklists automáticos, protegem o meio ambiente com redução de descarte de resíduo, emissão de gases e ainda economizam combustível.
Case
A Pneus Continental, sediada em Mt. Vernon, Illinois , nos Estados Unidos, já tinha uma parceria de 20 anos com a Black Equipment, um distribuidor autorizado da – Yale®, para empilhadeiras e serviço de frota. Em 2003, a fabricante de pneus decidiu fechar um acordo de exclusividade com a distribuidora e terceirizou toda a manutenção da frota à sua equipe técnica que foi amplamente treinada e certificada pela Yale Pro Tech.
À época o desafio se baseava no fato de que a Pneus Continental precisava de uma solução tecnológica que fornecesse uma maior visibilidade dos equipamentos e otimizasse o processo. Assim, a eventual solução em telemetria precisava abordar quatro áreas principais: conformidade com a norma OSHA, monitoramento do operador e da utilização do equipamento, além da manutenção preventiva.
Dessa forma, o trabalho conjunto entre a Black Equipment, a Yale Materials Handling Corporation e a Pneus Continental foi crucial para o sucesso do projeto. Este esforço se concentrou exatamente no que a Pneus Continental precisava do sistema, combinando exigências operacionais com capacidades da Yale Vision em proporcionar suporte consistente.
“Com as informações de utilização que a Yale Vision nos forneceu, estamos aptos para provar que novas cargas de trabalho poderiam ser absorvidas usando nossa frota existente.”, relatou Nathan Baugher, Gerente de Frota e Unidades Rolantes, da Pneus Continental em Mt. Vernon, Illinois.
Scott Bonnell, presidente da Black Equipment comentou que “Dado o tamanho imenso da operação, é importante contar com campeões em ambos os lados para que você não fique sobrecarregado com mais informações do que precisa saber”.
Os resultados foram 225 mil checklist digitais preenchidos anualmente, 279 mil folhas de papéis que não foram desperdiçadas e uma economia de 120 mil (USD) dólares.