Solinftec usa Inteligência artificial no agro e integra robô, Alice e ChatGPT

A autonomia de máquinas é inovação da Inteligência Artificial no campo apresentada pela Solinftec na Agrishow 2025 com solução que permite que o robô Solix Ag Robotics opere de forma totalmente autônoma na safra. Movida a energia solar e com IA, o recurso otimiza a decisão do momento de abastecimento do robô e realiza essa operação sem intervenção ou contato com pessoas.

Isso é viabilizado pela integração da plataforma Alice e do robô Solix com o ChatGPT (a integração entre os algoritmos de IA Generativa), prevista para ser disponibilizada ao longo do ano. A funcionalidade permitirá que usuários acessem recomendações agronômicas, análises de operação e clima, além de insights sobre o uso de máquinas. Tudo isso de forma simples e intuitiva, oferecendo acesso aos dados na palma da mão.

“O usuário poderá interagir diretamente com a plataforma, solicitando recomendações, análises e comparativos em linguagem natural, de forma prática e didática. Com a integração ao GPT da OpenAI e, futuramente, a outras IAs generativas como o Gemini, da Google, estamos ampliando ainda mais a capacidade de entrega inteligente e personalizada para o produtor”, destaca Denis Arroyo, Vice-Presidente Global da Solinftec.

A empresa – “pioneira e líder em soluções de inteligência de dados para o agronegócio”, de acordo com Arroyo – também apresentou  “o primeiro e maior comparativo de máquinas do mercado. Chamada de Benchmark de Máquinas, a nova funcionalidade da plataforma Alice permite aos produtores uma análise detalhada baseada em dados reais de mais de 70 mil máquinas monitoradas em todos os cultivos ao longo dos últimos 18 anos. Em média, há um acréscimo anual de 7 mil máquinas. Elas são operadas por mais de 250 mil operadores.”

Disponível exclusivamente na plataforma Alice, o Benchmark oferece mais de 10 indicadores estratégicos, considerando marcas e modelos, processos e operações com informações como consumo de combustível (L/h), rendimento operacional (Ha/h), disponibilidade mecânica, capacidade operacional e outros, permitindo escolhas mais assertivas na hora de renovar a frota. A comparação considera diversos critérios, como porte do equipamento, tamanho de barras ou tanques, idade da máquina, horas de uso, região e cultura em que foi operada.

“Com mais de 18 anos de atuação e o maior banco de dados de máquinas agrícolas do mundo, oferecemos uma plataforma confiável, isenta e focada no produtor. Nosso compromisso é apoiar decisões mais assertivas na escolha de equipamentos, com base em dados reais de eficiência, consumo e desempenho. Democratizamos o acesso a informações neutras, promovendo comparações claras entre marcas e modelos, e contribuindo para uma agricultura mais inteligente e estratégica”, afirma Emerson Crepaldi, COO da Solinftec.

Além da escolha de novas máquinas, o Benchmark também permite análises comparativas de desempenho entre operadores de um mesmo equipamento, contribuindo para otimizar o uso da frota em tempo real.

“A plataforma da Solinftec é totalmente distinta de tudo que existe no mercado. Oferecemos uma gama completa de soluções que vão muito além do monitoramento básico, com foco em inteligência operacional, integração entre máquinas, automação logística, manutenção preditiva e gestão agronômica. Tudo de forma neutra, independente da marca. Nossa missão é entregar dados confiáveis que apoiem o produtor na tomada de decisões com mais eficiência e melhor custo-benefício, promovendo uma evolução contínua safra após safra. Somos a única empresa capaz de oferecer esse nível de integração e escalabilidade, e seguimos desenvolvendo inovações ainda mais disruptivas para os mercados de grãos, cana e culturas perenes em 2026”, comenta Crepaldi.
 

A jornalista Katia Penteado, da Public Projetos Editoriais, agência responsável pela revista Máquinas & Equipamentos, pelo Anuário ABIMAQ e pelo Panorama Brasil Agronegócio, entre outras publicações, esteve presente à Agrishow 2025 a convite de algumas empresas participantes.