Soluções para manutenção em mineradoras reduzem custos e aumentam de qualidade

A fabricante de especialidades químicas Quimatic produz e comercializa diversas soluções projetadas para garantir manutenção mais eficaz, segura, econômica e ecologicamente correta às mineradoras, afinal, “uma manutenção bem planejada de equipamentos com o uso de soluções químicas pode trazer uma série de vantagens para o setor de mineração, como: maior vida útil de máquinas e equipamentos, menor número de paradas para reparos e, portanto, maior produtividade, além de trabalho mais sustentável, sem riscos para a saúde do trabalhador ou prejuízos ao meio ambiente”, garante Daniela Strebinger, engenheira química e diretora industrial da Quimatic.

Recentemente a empresa apresentou ao mercado a Plasteel Titanium, resina epóxi bicomponente reforçada com cargas de elevada dureza. A novidade é uma solda a frio indicada para substituir com economia e praticidade o enchimento com solda convencional ou a metalização, quando estas não podem ser utilizadas, devido ao risco provocado por calor ou faíscas, por exemplo, ou quando são inviáveis na área de trabalho. Além disso é resistente à compressão de até 103 Mpa, a elevadas temperaturas (de 175°C constantes a picos de 200°C) e ao ataque químico.

“Ao investir em manutenções preventivas e corretivas com as resinas da linha Plasteel, as mineradoras reduzem o número de paradas emergenciais de máquinas e conquistam maior produtividade”, enfatiza Strebinger.

Completamente usinável após 1 hora, a solda a frio de alta resistência à compressão Plasteel Titanium promove reparos com ótimo acabamento e alta precisão dimensional. Entre os diferenciais do produto estão: facilidade de aplicação (possibilita o reparo no próprio local onde estão instalados os equipamentos, evitando o transporte para uma oficina); segurança (é aplicado a frio, sem gerar calor ou faíscas como a solda a quente, evitando riscos de incêndio no ambiente de trabalho) e o fato de não causar empenamentos ou danos à estrutura reparada justamente por não aquecer o metal.

Não inflamável e livre de componentes orgânicos voláteis (VOC), a novidade da Quimatic é certificada pelo Instituto Bureau Veritas e está disponível em distribuidores de todo o Brasil em kits a partir de 450 gramas (resina 366 g e endurecedor 84 g).


Outras soluções químicas para uso em mineradoras – A essa solução, aQuimatic possui outros produtos para manutenção em mineradoras, a exemplo de:

Linha de revestimentos Plasteel – Com uma ampla gama de aplicações, a linha de revestimentos Plasteel é capaz de aumentar em até 50% a vida útil de equipamentos utilizados na mineração. Além do Plasteel Titanium, a linha conta com Plasteel Alta Resistência Química, Plasteel Alta Temperatura, Plasteel Cerâmico Pintável Azul, Plasteel Diamantado, Plasteel Espatulável, Plasteel Rapid, Plasteel Massa 4:1, entre outros. Plasteel forma sobre os equipamentos uma camada protetora altamente resistente à abrasão e ao ataque químico. Os produtos são ideais para reparar superfícies trincadas, desgastadas, com furos e tamb&ea cute;m para usar como camada de sacrifício em equipamentos novos.

Linha de Limpa Contatos Elétricos – Produtos ideais para limpar com segurança os contatos elétricos de quadros de energia, comandos de máquinas operatrizes, centrais de comandos eletrônicos e caixas de fusíveis. O Limpa Contato Elétrico Não Inflamável, por exemplo, não propaga chama em equipamentos ligados a uma tensão de até 2000 Volts. A limpeza proporcionada restaura a condutividade dos circuitos e garante melhor passagem de corrente elétrica, ajudando as mineradoras a combater o desperdício de energia. Disponível em embalagem aerossol de 300 ml, o produto é não-inflamável, isento de CFCs (Cloro Fluor Carbonos) e de substâncias per igosas como o percloroetileno. Também não agride a camada de ozônio e tem propriedades antiestáticas, que ajudam a manter as superfícies limpas por mais tempo.

Taperepair – Lançada em uma das edições recentes da Exposibram, a bandagem industrial garante o reparo emergencial de tubulações que apresentem vazamentos em até 5 minutos (com cura total em 30 minutos). O produto é de grande utilidade para mineradoras, pois boa parte da movimentação de minerais é feita com auxílio de água. Um exemplo de uso são nas tubulações que operam com alta pressão e temperatura no transporte de água de reúso, polpa de minérios, entre outras soluções.

Desengraxante Quimatic ED SOLV – Biodegradável, não inflamável e à base de água, o desengraxante Quimatic ED SOLV é uma solução ecologicamente correta, segura e com excelente desempenho para o desengraxe e limpeza pesada de peças, máquinas, estruturas e equipamentos utilizados por mineradoras. O produto oferece uma série de vantagens em relação ao uso de solventes, como querosene, gasolina e aguarrás, que não devem ser usados para limpeza e desengraxe por serem tóxicos, inflamáveis e colocarem em risco o local de trabalho e a saúde dos profissionais. Como o desengraxante pode ser diluído em água, também rende muito mai s e o custo final da operação será menor.

Galvanização a Frio – A galvanização a frio garante alta proteção anticorrosiva aos metais, pois penetra na superfície metálica e impede a formação de ferrugem. A Quimatic apresenta no evento o CRZ e o Galvalum. Ambos os produtos utilizam zinco com pureza de 99% em suas fórmulas e, por isso, apresentam o maior potencial galvânico possível. Esse grau de pureza do zinco é importante para permitir a fluidez de elétrons, sem interrupções, na rede de zinco que se forma na película, garantindo o mais alto grau de proteção anticorrosiva à superfície.