Reduzir o impacto sobre produtores e fabricantes do agronegócio dos problemas causados pela cintilação ionosférica é um dos focos da divisão Autonomy & Positioning da Hexagon, que se somam a tecnologias de posicionamento por meio de sinal de satélites, controle de máquinas, entre outras soluções modulares.
Este fenômeno – agravado em 2024, com novo pico de explosões solares – tem gerado dificuldade no recebimento dos dados de posicionamento via satélite e aos sistemas de navegação GNSS (Global Navigation Satellite System), pois reflete e refrata sinais de rádio, utilizados, por exemplo, para operar as máquinas agrícolas.
Essas consequências podem ser minimizadas pela solução PPP (precise point positioning) TerraStar, da Hexagon, que recebeu melhorias de firmware para tornar mais precisas a posição e o tempo de inatividade. Alimentadas por uma rede global expansiva, as correções TerraStar oferecem cobertura mundial contínua, fornecendo dados para posicionamento seguro e confiável em qualquer lugar, a qualquer hora e em todas as condições climáticas.