Soluções sob medida, para todos os níveis de complexidade

Quando o assunto é interlogística conectada, o Brasil acompanha a evolução tecnológica mundial, disponibilizando soluções tão complexas e sofisticadas quanto as existentes nos países que são referência no tema.

Amostra dessa realidade é facilmente detectável em visita a algumas empresas do setor, como a Kion South America, detentora das marcas Linde/Still e Dematic, que, no período de 14 a 16 de agosto, abriu sua sede, em Indaiatuba (SP), a clientes, parceiros e jornalistas, em evento inspirado nas apresentações realizadas na Europa para clientes, batizados de World of Materials Handiling (WoMH). A ideia, de acordo com Adriana Firmo, diretora comercial da Linde/Still, “foi mostrar o estado da arte em soluções para o universo da movimentação de materiais”.

Nessa visita, foi demonstrado o resultado efetivo da união de expertises em busca de um resultado eficiente. No caso, Linde/Still, enquanto fabricante de empilhadeiras e diversos outros equipamentos de movimentação de cargas; Dematic, empresa focada em sistemas de automação; e a Águia Sistemas, líder nacional em sistemas de movimentação e armazenagem de materiais para o segmento industrial e de logística. A elas unem-se diversas outras empresas, cada uma em sua especialidade com o que tem de mais evoluído, a exemplo de baterias Moura, JLW Eletromax (baterias de Li-Ion pra equipamentos de movimentação); e SZ Laboratório, especializado em serviços de reparo de controladores e equipamentos eletrônicos para empilhadeiras.

Kareen Ratton, gerente de Marketing do Grupo Kion, destaca que a meta, nesse relacionamento entre as empresas, “é cada uma oferecer seu melhor ao cliente e a solução mais adequada para cada aplicação, proporcionando a máxima eficiência e integração em toda a cadeia logística por meio de tecnologias inovadoras, softwares para automação e gerenciamento de processos”.

Exemplificando, Adriana Firmo enfatiza a conexão que é viabilizada entre as soluções para a logística. “A empilhadeira, por exemplo, é somente uma parte do fornecimento neste processo, além dos sistemas de armazenamento de cargas, que deverão ser gerenciados por um software WMS que garanta a otimização da movimentação do depósito, das entregas com qualidade e precisão. Sistemas de automação interligados também contribuem para a conexão das soluções”, comenta.

“A gama de funcionalidades oferecidas por essas empresas é muito ampla, indo desde o gerenciamento de frota e sensores de posicionamento até máquinas autônomas e sistemas robotizados”, reforça Marcio Cruz Lopes, diretor comercial da Dematic. Corroborando essa visão, João Francisco Miranda Ribas, diretor comercial da Águia Sistemas, cita a experiência que está vivenciando em parceria com as empresas do grupo Kion: “Criamos uma cadeia inteligente em que todos saem ganhando com a otimização de recursos e a redução de custos. Nossa empresa, por exemplo, vai ampliar seu portfólio, oferecendo serviços que não tinha e, com isso, os clientes também ganham, pois passam a ter mais opções de serviços à sua disposição, com equipes capacitadas, modernas tecnologias e custos mais acessíveis”.

A redução de custos é destacada por Adriana Firmo e por Márcio Cruz. Enquanto a diretora comercial da Linde/Still cita como consequência o fato de as soluções serem provenientes de um único local, o que “demanda menos tempo e esforços das equipes de logística e compra das empresas, bem como garante uma melhor negociação dos projetos em termos de valores finais”; Marcio Cruz entende a economia como consequência da eliminação de custos duplicados como, por exemplo, dos serviços de gerenciamento e supervisão de implantação.