Na Expomafe 2019, não faltam novidades, lançamentos e máquinas e equipamentos em destaque.
A Mitutoyo, por exemplo, integra conceitos de conectividade ao gerenciamento de dados com o software Measurlink, que permite o controle estatístico de processos com resultados em tempo real, aplicados diretamente em todo processo produtivo, reduzindo custos e aumentando a qualidade e a produtividade, permitindo acompanhamento pelos gestores dos resultados em tempo real e visualização dos desvios diretamente na linha de produção.
A Tramontina PRO leva suas linhas de ferramentas – industriais, isoladas, antifaiscantes e para trabalho em altura –, entre outros produtos, e aproveita a Expomafe para lançar aspiradores de pó para sólidos e líquidos, com reservatórios em aço inox, quatro rodas e cabo elétrico de 10 metros de comprimento, equipados com acessórios, como escovas e bocais, e disponíveis em três modelos, com tanque de 30, 50 e 80 litros, variando entre tensão 127 e 220 Volts.
Nesta edição, a Romi enfatiza a Linha ROMI D – Nova Geração de centros de usinagem vertical, lançada recentemente, versátil e com uma ampla área de trabalho, e, pela primeira vez, exibe ao mercado nacional o centro de usinagem horizontal modelo MCC 800 da Burkhardt+Weber. Ao todo, 11 máquinas estarão dispostas em estande de 750 m².
Outra novidade é o Desengraxante Dielétrico Quimatic, não-inflamável e com rigidez dielétrica de 24 kV, que, de acordo com a Quimatic Tapmatic, não conduz corrente elétrica nem propaga chamas. À base de solvente vegetal, é ecologicamente correto (não contém ingredientes nocivos ou metais pesados em sua fórmula) e biodegradável. O produto atende as normas ISO 14001, NR15, NR16 e NR20.
Especialista global em automação de processos industriais e uma das divisões de negócios da Bucci Industries, a IEMCA vai demonstrar os recursos avançados do seu alimentador automático de barras, o BOSS 338-552 HD, especialmente projetado para as empresas do setor de usinagem que desejam modernizar sua linha de produção, com foco na Indústria 4.0, que, entre outros benefícios, necessita de apenas 18 segundos para a troca automática de barras. Já o Maestro 80 Sem Limites – o mais novo alimentador automático para trabalhar barras de 10 a 80 mm, em tornos horizontais cabeçote fixo – é equipado com o sistema Abacos (nova patente da IEMCA), que reduz o tempo de setup para quase 0 na troca de ferramentais e possibilita rotacionar a barra na máxima velocidade de rotação permitida pelo torno.
Três soluções alinhadas com as inovações da Industria 4.0 são enfatizadas pela Camozzi do Brasil: o cilindro com auto amortecimento da SERIES 23 ISO 6432 garante desaceleração mais suave de acordo com o tipo de carga; a ilha de válvulas da Série D, capaz de combinar dois tamanhos de válvulas diferentes em uma mesma ilha e equipada com tecnologia CoilVision, que monitora os parâmetros operacionais da solenoide; e o Regulador proporcional da Série PRE monitora a operação das solenoides, é disponível em dois tamanhos e com diversas configurações, incluindo conexão IO-Link e tecnologia CoilVision, que permite coletar dados e transmiti-los para a nuvem para monitoramento em tempo real.
Gravadoras por micropuncionamento Technomark, leitores e sistemas de visão Cognex e sistemas de lubrificação da Graco, serão apresentados pela Soma Sul, que também destaca em seu estande as soluções de uma outra empresa do grupo, a Datec Automação, com o objetivo de demonstrar a possibilidade de integrar os produtos conforme a demanda de cada cliente.
Corte a Laser
BC 80, equipamento CNC de alta produtividade para corte e usinagem de tubos e barras com sistema de medição em linha integrado ao processo; e LT FIBER, sistema laser para corte de tubos e perfis completamente automático com novo sistema de alinhamento em linha do perfil a ser processado, são duas máquinas apresentadas pelo Group do Brasil, ao lado da SMART-P, curvadora CNC de dimensão compacta com potenciamento dos eixos de modo a permitir o processamento de peças de maior resistência e sistema de programação 100% gráfica VGP3D desenvolvida pela fabricante.
A Hypertherm destacará em seu estande os dez benefícios do corte a plasma X-Definition, aplicado à sua nova linha XPR, que se resumem a bordas mais suaves em comparação com o laser de fibra; tolerâncias mais finas que uma grafite de lapiseira; velocidades de corte superiores às do laser; capacidade para cortar qualquer material, inclusive metais enferrujados ou sujos; furos prontos para receber parafusos com o mínimo de conicidade, cavidade ou afundamento; Wi-Fi e outros recursos inteligentes integrados; custo de investimento mais baixo do que o do laser; instalação rápida e fácil ao cortar peças chanfradas; capacidade de marcar peças; e redução no custo por metro de metal cortado.
Procurando demonstrar esses benefícios, a Hypertherm coloca em operação no estande a XPR300 que, por contar com recursos de facilidade de uso e otimização do sistema, funciona com o mínimo de intervenção do operador, sem prejudicar o desempenho nem os níveis de confiabilidade.
Já a Prensas Schuler focará na tecnologia DynamicFlow, linha de corte a laser que oferece alto grau de flexibilidade de produção a custo relativamente baixo, pois, de acordo com a empresa, pode processar blanks de uma ampla variedade de materiais, garantindo alto grau de qualidade do produto, mesmo para as delicadas superfícies externas de carrocerias de automóveis. A essas características, a Schuler agrega nenhum custo de ferramenta e armazenagem, alta eficiência energética e ajuste do contorno do blank após o início de produção, entre outros benefícios.
A Trumpf, por outro lado, apresenta pela primeira vez no Brasil, a TruLaser 5030 fiber com 10 kW de potência, e leva duas máquinas concebidas para atender o cliente que deseja um equipamento de entrada produtivo e eficiente: a TruLaser 1030 fiber, com processamento a laser 2D, várias funções inteligentes e que pode ser facilmente automatizada ou interligada a outras máquinas, compondo uma linha de produção no conceito da Indústria 4.0, com investimento e custos operacionais baixos: e a TruPunch 1000, solução compacta, versátil e flexível, indicada para entrada no puncionamento profissional, que processa chapas de formato médio na íntegra em uma mesma operação de fixação, sem reposicionamento, capaz de moldar roscas, fazer extrusões e executar pequenas dobras.
Robôs mostram versatilidade
À presença no RoboCoaster, a Kuka Roboter soma o lançamento, no Brasil, do KUKA.Connect, ferramenta de monitoramento e supervisão remoto, que disponibiliza grande número dados na nuvem, viabilizando o planejamento de manutenção preventiva e preditiva, evitando prejuízos com paradas na linha de produção, além de fornecer outros dados sobre a produção.
Além disso, em seu estande, a Kuka apresenta linha de robô Sensível e Colaborativo (LBR iiwa), que possibilita a interação permanente entre homem e robô; e demonstrará a atividade de robôs industriais em função cooperativa, na manipulação de peças num processo de usinagem (torno vertical), que torna a aplicação mais flexível e produtiva para o cliente. Os visitantes também poderão assistir um processo de “Bin Picking” – realizado por robô compacto, integrado com um sistema de visão artificial 3D, que permite a identificação e pega de peças aleatoriamente dispostas, sem nenhuma indexação, ou seja, em posições desconhecidas – e, usando óculos 3D, acessar o catálogo da empresa e visualizar, de forma real, algumas aplicações.
A Yaskawa Motoman – empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation – apresenta novas linhas de robôs, como o robô colaborativo HC-10, de 6 eixos, carga útil de 10 kg, alcance máximo de 1,200 mm, e repetibilidade de ±0,1 mm. Já os robôs da série GP são rápidos e compactos, oferecem controle aprimorado de aceleração/desaceleração para todas as posições e necessitam de apenas um cabo para conectar o manipulador ao controlador. Destaques também para os robôs de solda MA1440 e MA2010, robustos e rápidos, com seis eixos, possuem carga útil de 6 kg e 10 kg, respectivamente. No caso do MA1440, o alcance horizontal é de até 1,440mm e o vertical até 2,511mm; enquanto o MA 2010, entre outros diferenciais, suporta tochas e sensores motorizados, tem alcance horizontal até 2,010mm e vertical até 3,649mm.