Cento e dez anos em operação ininterrupta. Tratando-se de empresas brasileiras, esse marco consiste na somatória de trabalho, investimentos em tecnologia de ponta, busca contínua de qualidade, produtividade e funcionalidade, com pitadas de crença, vontade, determinação, fibra, visão de mercado, domínio de técnicas, criatividade e execução. A empresa que encaixa-se nesse cenário é o Grupo Bambozzi, de Matão (SP).
Essa também é a receita para os próximos anos, de acordo com Sérgio B. Bambozzi, Gerente de Marketing do Grupo. Ao longo do tempo, a empesa periodicamente se reinventa, altera razão social e atualiza linha de produtos e atividade básica, partindo do conserto de implementos agrícolas, carroças e armas de fogo, para a atividade atual, que engloba fabricação de talhas e moto esmeril, montagem de geradores e grupos geradores, além de soluções para soldas e serviços de reforma e manutenção de máquinas e equipamentos Bambozzi e multimarcas.
A história teve início em 1910, quando os irmãos Basílio e Ferdinando Bambozzi, italianos da região de Marche, que chegaram no Brasil com o restante da família, 12 anos antes de inaugurar a Officina Irmãos Bambozzi, que desde o primeiro momento teve a qualidade como diferencial , tornando-se conhecida por produtos e serviços que “duravam muito”.
O ano de 1920 marca a primeira mudança: a empresa troca de nome, ramo e endereço, incluindo nas atividades a fabricação de arados, carpideiras, bico de pato para capinar e arar cafezais, carpideira de três enxadas muito leves e outros produtos. É em 1930 que a Bambozzi se aproxima da versão difundida até hoje e passa a fabricar geradores de energia, para produzir energia elétrica em sítios, fazendas e até em pequenas cidades.
Nesse mesmo período, o grupo decide ampliar o mercado e inicia a produção de máquinas de sorvete, geladeiras automáticas, equipamentos para indústria e para fins elétricos, fundição de ferro, bronze e alumínio. O serviço de reformas de motores a gás, gasolina, vapor, óleo cru e querosene também começa nessa época.
O lançamento pela Bambozzi da primeira máquina de solda elétrica fabricada na América Latina data de 1945, ocasião em que a razão social muda para Fábrica de Máquinas Hidráulicas e Elétricas Bambozzi S/A , seguida de Bambozzi S/A Máquinas Hidráulicas e Elétricas.
As exportações entram na pauta da empresa em 1956 e têm início pelo México. A expansão da linha de produtos favorece a entrada em países dos quatro continentes. Acompanhando a evolução tecnológica, a partir da década de 90, o Grupo Bambozzi entra em processo de reformulação e começa a aplicar inovações a cada lançamento de produto, para atender o mercado nacional e internacional moderno.
“Seguindo essa tradição de nossos avós, de investimento, criatividade e inovação, entre outros fatores, a empresa está pronta para o futuro, que se desenha promissor”, reforça Sérgio B. Bambozzi.