Em sua unidade brasileira – a única fora da Ásia – a LS Tractor, produz modelos de tratores com telemetria com diferentes versões que vão de 40, 50, 65 e 80 cavalos e até modelos que chegam a 145cv, utilizados em várias atividades agropecuárias e que devido ás suas características são apelidados de HortifrutiTratores, atendendo uma atividade que, no Brasil, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) aponta o país como o terceiro maior produtor mundial de frutas, com produção de 41 milhões de toneladas espalhada em área de 2,4 milhões hectares, atividade que soma-se à olericultura, movimentando cerca de R$ 25 bilhões por ano, gerando por volta de 7 milhões de empregos diretos e indiretos e tem produção em 2020 estimada em 53 milhões de toneladas, das quais de 3% a 5% direcionadas à exportação.
“O DNA da LS Tractor, tem a sua origem na hortifruticultura, pois a Coreia do Sul é um dos países mais desenvolvidos neste setor ”, explica o gerente de marketing e produto da LS Tractor, Astor Kilpp, ressaltando que os tratores LS possuem diferencias tecnológicos como a transmissão de 32 velocidades a frente e 16 à ré, com super redutor e sistema de reversão synchro shuttle, que vai disponibilizar a velocidade exata para execução de cada tarefa no campo. A reversão facilita nas manobras principalmente em espaços reduzidos, além de equalizar o consumo de combustível, pois a máquina trabalha na marcha correta sem sofrer grandes esforços.
Leia mais notícias sobre máquinas para agronegócios.
LS Tech nos tratores com telemetria
Os tratores com telemetria possuem ainda um alto vão livre, que favorece a operação em canteiros, menor raio de giro para maior agilidade nas manobras e creeper que conferem versatilidade para o trator executar, com mais economia, as diversas operações necessárias na produção de HF. Tomada de força independente com três opções, uma rotação ideal para cada tarefa com implementos acionados pela TDP, motor diesel quatro cilindros da marca LS com tecnologia Mar1/Tier3, para os modelos até 65 cavalos. Em 2019 foi incorporado nos modelos de 80 até 145 cv os motores Perkins. Todos estes conjuntos de tecnologias têm o foco na oferta de um excelente torque e baixo consumo.
Controlar as diversas atividades que são executadas simultaneamente na lavoura e avaliar no detalhe o que precisa ser melhorado, o que o produtor não consegue fazer só observando é uma das vantagens de ter o sistema de Telemetria instalado no trator. Isto porque é ela que vai gerar informações preciosas das atividades diárias da máquina, como consumo de combustível, velocidade em que está sendo operada na função exercida, situação do motor, entre outras. “É uma ferramenta de gestão da frota de grande valia, assinala Kilpp. Ele acrescenta que também faz parte do pacote tecnológico o sistema de proteção eletrônica do motor que transmite ao produtor ou ao operador, um alerta contra aquecimento e falta de óleo lubrificante evitando assim um problema indesejado em seu funcionamento que, por vezes, gera um grande prejuízo com a manutenção quando acontece um evento desta natureza.