As unidades ABIMAQ são os braços da Entidade distantes da sede, focadas no atendimento próximo ao usuário e no debate de temas específicos e também naqueles comuns a setores da economia com maior concentração na área de abrangência das empresas. Desse grupo fazem parte as Unidades Vale do Paraíba e Rio de Janeiro, que, também dispõem de espaços com infraestrutura necessária para realização de treinamentos, reuniões e eventos do setor, cumprindo o preceito da ABIMAQ de, ao unir à abrangência nacional a capilaridade necessária para detectar demandas específicas, também oportunizar e valorizar a participação ativa das associadas nas ações promovidas.
No caso específico dessas unidades, há, ainda, atuação de forma mais próxima junto a indústrias de Defesa e Aeroespacial (Vale do Paraíba) e de Petróleo & Gás e Naval (Rio de Janeiro), afinal essas regiões são polos de concentração desses setores da economia nacional.
Rio de Janeiro: Petróleo e Gás lideram atividade na região
Reunindo as indústrias de máquinas e equipamentos dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a Unidade ABIMAQ RJ tem entre seus principais objetivos o acompanhamento dos mercados Naval e de Petróleo e Gás (legislação, normas, licitações, contratações e investimentos), realizando o levantamento, o acompanhamento e a divulgação de oportunidades de negócios às mais de 40 associadas com sede ou filiais na região e que, juntas, geram cerca de 10 mil empregos. Juntos, esses Estados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contam com 170 cidades com mais de 21 milhões de habitantes e somam PIB de R$ 749.413 milhões.
No caso do Estado fluminense, as principais atividades econômicas são construção civil, extração de petróleo e gás natural, serviços industriais de utilidade pública, derivados de petróleo e biocombustíveis e químicos, sendo que o Espírito Santo se destaca como um dos principais produtores brasileiros de Petróleo e Gás; maior exportador do mundo de pelotas de minério de ferro e grande produtor de aço; sedia a maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto; possui uma das maiores reservas de mármore e de granito do País, com uma enorme variedade de cores, e se destaca como a sexta maior indústria de móveis do País.
Raul Sanson, vice-presidente da ABIMAQ responsável pela Unidade RJ, destaca a proximidade da entidade às principais instituições e empresas vinculadas ao setor de Petróleo & Gás, assim como os órgãos que centralizam a decisão do setor, como PPSA (Pré-Sal Petróleo), ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Petrobras e outras operadoras de petróleo, “criando uma atratividade muito grande em relação aos associados. Por isso, a sede do Conselho de Óleo e Gás está no Rio de Janeiro, tratando de todos os assuntos, leis, regulamentações e investimentos do setor. Também sediamos a CSENO – Câmara Setorial de Equipamentos Navais, Offshore e Onshore, pois o Estado do Rio de Janeiro foi o berço da indústria naval e é polo para plataformas de petróleo, barcos, serviços de perfuração, entre outros”.
Neste momento, “em que a Petrobrás está se desfazendo de campos terrestres no Nordeste e no Espírito Santo, há muitas associadas de pequeno e médio portes que podem fornecer para esse setor, que impõe menos barreiras tecnológicas e/ou de qualificação que no offshore. Vemos nesse setor uma forma de ampliarmos os negócios para os associados. Por isso, nossas reuniões são transmitidas online, facilitando a participação de empresas de outras regiões do País”, resume Sanson, destacando a importância da união para “desenvolver trabalhos em comum e ampliar a representatividade em Brasília. De nossa parte, mantemos relacionamento com outras entidades como Sebrae, Firjan, IBP e Onip, por exemplo”.
No dia a dia, a Unidade RJ dá apoio no acesso aos serviços e benefícios da ABIMAQ, sem necessidade de a associada comunicar-se ou ir até a sede em São Paulo. A Unidade apoia associados de outros Estados, que possuem ou não escritórios na capital fluminense, para contatos com outras empresas e organizações sediadas no Rio de Janeiro, em especial para assuntos relacionados aos setores do Conselho de Óleo e Gás e da CSENO. Nos dias de reuniões e eventos realizados na sede paulista, a Unidade RJ também reúne as associadas que participam a distância, através de serviço de transmissão online em circuito fechado.
Para o segundo semestre, estão previstas a realização de um Workshop da Indústria 4.0, a nova Rodada de Negócios e cursos, em agosto e setembro, sobre Interpretação e Aplicação do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade (ISO 9001/2015), Meio Ambiente (ISO 14001), Saúde e Segurança (OHSAS 18001), em 13 e 14 de agosto; e Legislação de SMS para não advogados, em 3 e 4 de setembro; A importância da metrologia para as indústrias, no dia 1 de agosto.
Vale do Paraíba: Defesa e Aeroespacial são temas básicos
A Unidade da Abimaq no Vale do Paraíba representa 38 cidades, entre eles Caçapava, Jacareí, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, São José dos Campos (onde está sediada) e Taubaté, que somam PIB ao redor de R$ 848 milhões e população próxima a 2,15 milhões.
Essa Unidade está instalada no mais importante polo tecnológico da América Latina, que reúne instituições como Embraer, GM, Johnson & Johnson, CTA (Centro Tecnológico de Aeronáutica), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), além de 248 empresas, a exemplo de Volks, Ford, Alstom, LG, Usiminas Liebherr e Eaton entre outras, com atuação marcante nos setores automobilístico, petrolífero, defesa e aeroespacial. Por esse motivo, a Unidade Vale do Paraíba sedia o Conselho da Indústria de Defesa e a CSDAER – Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos e Componentes do Setor de Defesa e Aeroespacial.
“Nossa meta é proporcionar às nossas associadas cada vez mais visibilidade em novos mercados e grandes oportunidades de negócios, atraindo outras potenciais”, resume José Wilmar de Mello – vice-presidente regional da ABIMAQ Vale e presidente da CSDAER, ao discorrer sobre o plano de ação para 2019 na unidade da ABIMAQ no Vale do Paraíba.
Para atender essa meta, a Unidade presta diversos serviços, tais como rodados de negócios, descontos em feiras nacionais e internacionais, informações econômicas para tomada de decisão; cursos especializados, eventos, workshop, palestras gratuitas; conselhos de mercado; consultoria jurídica e sobre financiamento; atestados, e disponibiliza informações sobre oportunidade de negócios.
Destaca-se no calendário a Partilha do Conhecimento, “evento gratuito exclusivamente voltado a empresas associadas, realizado na sede regional da entidade, localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, que consiste em encontro In loco nas empresas, órgãos e entidades de interesse das associadas, com abordagem de temas técnicos e de inovação, visando a disseminação de informação”, comenta Denise Rodrigues Silva, gerente Executiva da Unidade da Abimaq no Vale do Paraíba, informando que, de 2013 até hoje, aconteceram 21 Partilhas do Conhecimento reunindo quase 1 mil representantes das indústrias do Vale do Paraíba, abordando temas como Foco no Cliente e Não clientes, Gestores narcisista nas organizações, NR12 sem segredos, Vencendo os desafios, Conversa sobre financiamentos, Indústria 4.0 entre outros.
Para este segundo semestre estão programadas duas edições da Partilha do Conhecimento, em agosto e outubro, além de cursos sobre análise de crédito e prevenção de fraudes, qualidade máxima no atendimento a clientes, gestão de caixa e controles financeiros de tesouraria na indústria, controladoria, administração dos custos e gestão econômica e gestão de compras e estoque; além de Fórum Trabalhista, em agosto e outubro. Mensalmente, também são realizadas reuniões do CSDAER, abertas a todas as empresas que atuam no setor.