A Schneider Electric apoia a iniciativa “Projetando o Sistema Elétrico do Futuro”, trabalho de um grupo de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense. A ação visa desenvolver uma infraestrutura de redes elétricas inteligentes com a implementação da tecnologia 5G.
Com isso, o projeto – realizado por professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Telecomunicações (PPGEET) – criará produtos integrados com recursos de Internet das Coisas (IoT) e processamento de imagens. Assim, a iniciativa possibilitará melhor gerenciamento de operação, planejamento e manutenção de sistemas de energia.
Todo o processo considera, ainda, as metas e restrições regulatórias de acordo com o “core business” de cada empresa, desde a geração até o medidor dos clientes.
A Schneider Electric participará no projeto de pesquisa, compartilhando sua experiência na aplicação de religadores em redes de distribuição, disponibilizando os religadores e prestando suporte de aplicação e testes e avaliação da performance das funcionalidades testadas. “Apoiar projetos como esse, com foco em levar tecnologia e eficiência para as redes de distribuição de energia, é de extrema importância para nós. Explorar a utilização do 5G em benefício da eletricidade pode impactar positivamente não somente o mercado corporativo e industrial, mas também a sociedade como um todo”, afirma Leandro Bertoni, vice-presidente da unidade de Power Systems da Schneider Electric para a América do Sul.
Com o sucesso do projeto, as distribuidoras de energia poderão investir nas “redes vivas”, como são chamadas as redes inteligentes da iniciativa, e implementá-las conforme definirem o que seja melhor para o seu negócio e a satisfação do cliente.