Para manter as operações de transporte da torta de filtro mais eficientes, uma das grandes indústrias integradas de energia brasileira buscou a Beltz, fabricante de implementos rodoviários, localizada na cidade de Dona Emma (Santa Catarina), que propôs uma solução mais segura e sustentável: um semirreboque específico para o translado da torta de cana, com capacidade de transporte de 30m3 e sistema de empurre, fabricado com os aços Hardox 500 Tuf e Strenx da SSAB, multinacional sueca líder mundial na fabricação de aços de alta resistência. Os terrenos de plantio, que costumam ser muito irregulares e com grande risco de tombamento dos produtos, eram um dos desafios a serem superados e os equipamentos eram pouco eficientes por serem muito pesados.
Segundo Fabrício Mendes Beltrame, gestor da Beltz, uma vez que os implementos trabalham em ambientes fora de estrada muito irregulares, eles estão sujeitos a elevados níveis de esforços e a adoção de aços de alta resistência, como o Hardox® e Strenx® são essenciais para obter um produto confiável, resistente e leve.
O aço Hardox® 500 Tuf faz parte da nova geração de chapas antidesgaste da SSAB e foi o upgrade direto do aço Hardox® 450, usado anteriormente na caixa de carga e sistema de empurre. O uso do aço Hardox® 500 Tuf aumentou ainda mais a resistência ao desgaste do projeto e permitiu o uso de espessuras ainda menores, reduzindo peso e gerando valor ao usuário final.
Fabrício cita que o material Hardox 500 Tuf foi uma agradável surpresa para a Beltz, uma vez que é tão fácil de processar quando o aço Hardox 450 e ainda tem a mesma garantia de resistência a impacto, com maior dureza e resistência.
Com experiência acumulada de mais de 10 anos, a Beltz tem como principal diferencial a fabricação de implementos com sistema de descarga por empurre, sem a necessidade de bascular. Além do setor sucroalcooleiro, a empresa também fornece soluções para os segmentos de mineração, pavimentação e agrícola.