Uso de realidade virtual e tecnologias digitais permite que os usuários “entrem” nos projetos de engenharia

A DF+Engenharia apresentou na Exposibram uma série de inovações tecnológicas que prometem revolucionar a forma como os projetos de engenharia voltados para a área de mineração são desenvolvidos, visualizados e executados.
 

Entre as principais novidades, destaca-se a linha de produtos Newverse, que oferece uma experiência imersiva sem precedentes, seja com uso de dispositivos como óculos 3D, de realidade aumentada ou mesmo em computadores tradicionais. Essa tecnologia permite que os usuários “entrem” nos projetos de engenharia e visualizem em detalhes pilhas de rejeito, planos diretores de minas e pilhas de estéril em tamanho real.
 

Ao utilizar os dispositivos de realidade digital, os visitantes do estande da DF+ poderão caminhar pelas minas e identificar e avaliar potenciais problemas de maneira proativa. Tal nível de imersão proporciona uma compreensão clara e detalhada do objeto visualizado, superior às limitações das plantas 2D e modelos 3D tradicionais. Esse tipo de recurso é essencial ao planejamento das atividades pelos profissionais de engenharia, antes mesmo da construção das minas, para aprimorar apresentações e acelerar as aprovações com partes interessadas diversas.

Soluções digitais

Além dos óculos de realidade virtual, a DF+ apresentará soluções digitais inovadoras para inspeções de campo e acompanhamento técnico de obras. Desenvolvidas para dispositivos móveis, as tais ferramentas simplificam processos críticos como mapeamento geológico, visitas de campo e sondagens. Por meio de tablets, engenheiros e técnicos podem registrar dados em tempo real, gerar relatórios automáticos, rastreáveis e consistentes.
 

As soluções incluem rotinas integradas para controle e garantia de qualidade, reduzindo significativamente riscos e retrabalho e elevando a precisão e eficiência das operações.

Futuro da engenharia

Os visitantes da Exposibram 2024, além de terem tido a oportunidade de conhecer essas novas tecnologias no estande da DF+, puderam experimentar em primeira mão como a realidade virtual e as ferramentas digitais podem transformar as operações e melhorar a comunicação com as partes interessadas.
 

“Estamos entusiasmados em oferecer aos profissionais de mineração e visitantes uma nova dimensão de entendimento e engajamento com nossos projetos. As tecnologias que desenvolvemos não apenas melhoram a precisão e eficiência, mas permitem visualizar e compreender as atividades de engenharia como nunca foi demonstrado na mineração”, pontua Felipe Rocha, VP de Inovação e Soluções Digitais da DF+ e do grupo Bridge.
 

A DF+ é uma empresa de engenharia especializada em soluções tecnológicas avançadas para o setor de mineração. Focada em elevar a eficiência e segurança dos projetos, a empresa desenvolve ferramentas de realidade virtual, mapeamento geológico e inspeções de campo digitalizadas, que permitem que seus clientes visualizem, analisem e otimizem seus processos com máxima precisão. Com uma abordagem centrada em qualidade e inovação, a DF+ está redefinindo os padrões da engenharia por meio de seus produtos e serviços.